Entre as mais de trezentas raças de cachorros reconhecidas oficialmente, existe uma brasileira que já conquistou numerosos adeptos em diferentes países. A origem da raça Fila Brasileiro, como a de tantas outras raças caninas é incerta. Somente pode-se supor que descende do cruzamento de cães levados ao Brasil pelos conquistadores portugueses e espanhóis. De fato, é possível indentificar no Fila Brasileiro traços de algumas raças como o , o e o .
O olhar melancólico do Fila Brasileiro lembra bastante o Bloodhound, raça da qual herdou também o olfato apuradíssimo. Ao observar sua volumosa estrutura, pensa-se no Mastiff, que impõe respeito somente com sua presença, qualidade que soma-se a uma coragem quase brutal e um natural instinto vigilante. Finalmente, o Bulldog transmitiu-lhe o antigo temperamento impetuoso e implacável.
O Fila Brasileiro, ou cão de fila, é um cachorro de grande porte, acostumado à grandes espaços e ideal para sítios e fazendas. Um típico molosso, o Fila Brasileiro é desconfiado na presença de estranhos e não admite a menor familiaridade. Os olhos do Fila Brasileiro são de tamanho médio, de formato ligeiramente amendoado. As orelhas, em forma de V são levadas altas quando o cão está em estado de alerta. Tem a cabeça grande, com focinho largo e stop pronunciado. A pele é grossa, flácida e elástica, sobretudo no tronco e no pescoço. A pelagem é curta, suave e lisa.
De grande porte, a altura dos cães da raça Fila Brasileiro varia de 65 cm a 75 cm para os machos, e de 60 cm a 70 cm para as fêmeas, medidos sempre a altura da cernelha.
O peso mínimo para esta raça é de 40 kg para as fêmeas, e de 50 kg para os cães machos. |