Criado no Brasil, o Buldogue Campeiro tem em suas origens os Bulldogs que vieram da Europa à partir do século XVIII. O Buldogue Campeiro era utilizado nas fazendas como cão de trabalho e era especialmente apto nas funções de guarda e pastoreio. O Buldogue Campeiro defendia fielmente o seu dono, a casa e o gado.
O Buldogue Campeiro é considerado um cachorro muito versátil,
de fácil adaptação, com boa aptidão para a guarda. Ao mesmo tempo, o Buldogue Campeiro mostra-se um excelente companheiro, muito tranquilo e dócil com crianças.
De porte médio e constituição larga, o formato do corpo do Buldogue Campeiro é quase quadrado. Trata-se de um cachoro musculoso, de ossos fortes e cabeça larga. O focinho é curto, apresentando um stop bem definido. A pelagem do Buldogue Campeiro é curta e lisa, de textura média, nem macia e nem áspera ao toque. Todas as cores são aceitas.
O peso dos cães machos da raça Buldogue Campeiro fica entre os 35 e 45 kg, aproximadamente. Já as fêmeas devem pesar entre 30 e 40 kg. A altura do Buldogue Campeiro fica entre 48 e 58 cm. |