Descendente direto do antigo Molosso Romano, o Cane Corso Italiano já esteve presente em todas as partes da Itália. Em tempos antigos, o Cane Corso era conhecido somente nas províncias do Sul da Itália e era considerada uma raça extremamente rara. Este grande molosso é considerado um parente próximo do .
O Cane Corso Italiano é uma raça de cachorro de tamanho médio para grande, robusto, forte e elegante. Seus contornos nítidos revelam músculos fortes e possantes. Muito inteligente, o Cane Corso é um cachorro de treinamento fácil, extremamente ágil e obediente. É um cachorro que tem vontade de agradar e torna-se extremamente apegado ao dono.
No trabalho, cuida da propriedade e do gado e sempre foi utilizado como de propriedade. É instintivamente desconfiado com pessoas estranhas, por isso é enfaticamente recomendado que seja socializado desde cedo, ou pode se tornar muito agressivo depois de adulto.
A cabeça dos cães da raça Cane Corso é larga, tipicamente molossóide, com stop bem marcado. Os olhos são de tamanho médio e formato ovalados. A pelagem do Cane Corso Italiano é curta, brilhante, bem fechada com pouco subpelo. As cores aceitas para a raça Cane Corso são preto, cinza chumbo, cinza ardósia, cinza claro, fulvo claro, vermelho cervo, fulvo escuro, ou cinza.
De grande porte, o tamanho dos cães machos da raça Cane Corso Italiano ficam entre 64 e 68 cm, medidos sempre à altura da cernelha. As fêmeas ficam entre 60 e 64 cm, com uma tolerância de 2 cm para mais ou para menos em ambos os sexos. |