Equitação de Trabalho
A equitação de trabalho é uma modalidade esportiva muito conhecida na Europa, onde os melhores cavaleiros são os portugueses. É uma modalidade em que todos podem participar, com qualquer cavalo, de qualquer raça, idade ou experiência.
Tem como objetivo demonstrar as habilidades do cavalo de sela e a destreza do cavaleiro. A competição é composta por etapas distintas e disputas individuais, (Ensino, Maneabilidade e Velocidade), nas quais o cavaleiro monta sempre o mesmo cavalo.
Por gerações, o homem vem utilizando cavalos para o trabalho no campo. Estes animais devem possuir habilidades atléticas e morais diferenciadas, para que possam vencer os obstáculos que se apresentam com eficiência e segurança. Ágeis, no entanto controlados; fortes, mas sensíveis. Um delicado e necessário equilíbrio.
A prova de Equitação de Trabalho foi idealizada para pôr estas qualidades à prova em pista. Criada por italianos e franceses, a modalidade nasceu da ideia de reunir em uma única competição conjuntos de origens diversas, a fim de demonstrar o trabalho diário de campo num simulacro de obstáculos e situações reais. De pequenas competições regionais, a prova expandiu-se rapidamente, mais tarde contando com a participação de espanhóis e portugueses.
A participação dos diferentes países possibilitou o nascimento, em 1998, de um Campeonato da Europa de Equitação de Trabalho. Para tanto, desenvolveu-se um regulamento comum aos quatro países, com o objetivo de unificar os conceitos eqüestres, respeitando, porém, as diferentes tradições da lida no campo.
Cada país utiliza o cavalo típico de sua região. Os italianos usam os maremenhos, animais da região da Marema, na Toscana, de porte semelhante ao , com algumas características do . Os franceses utilizam camargueses, animais de pequeno porte da região da Camarga, que lembram pôneis, exceto pelo tamanho. Os espanhóis, um animal que é o resultado de uma cruza de anglo-hispano-árabes. Os portugueses, utilizam o . Equipamentos e trajes são típicos de cada região, definidos pelo regulamento de cada país. |