A origem da raça Dobermann (ou Doberman, como é chamado nos EUA), tal qual a conhecemos hoje, é relativamente recente. Não obstante, sabemos pouco sobre sua verdadeira origem. Os franceses consideram que o Dobermann deriva do e é certo que há uma notável semelhança entre ambas as raças.
Cinófilos alemães, no entanto, defendem a tese que diversas raças tomaram participação na criação do Dobermann, como por exemplo o antigo terrier preto e castanho e o , enquanto outros especialistas afirmam ainda que, além do Pinscher, o haveria sido a raça básica para o desenvolvimento da raça Dobermann.
De grande porte, o Dobermann é um elegante de andadura elástica, leve, capaz de cobrir terrenos extensos, especialmente apto a defesa. Dotado de grande desconfiança com pessoas estranhas a sua rotina, prefere permanecer sempre ao lado do dono. Sua vigilância é incessante, o olhar vivaz investiga sem descanso tudo ao seu redor, de modo que possa advertir o dono de eventuais perigos.
O Dobermann
apresenta qualidades físicas e psíquicas fantásticas. É um cachorro obediente, atento, muito fiel e de fácil adestramento devido à sua inteligência, aptidão natural para a guarda, ótimo olfato, vontade de trabalhar e obediência.
De constituição robusta, o Dobermann é muito resistente, suporta bem as intempéries e, em qualquer circunstância está disposto a sacrificar a própria vida para proteger o dono.
É um cão de estrutura média, forte e bem musculoso. Os olhos desta raça tem forma ovalada e tamanho médio, de coloração castanha, o mais escura possível. O dorso do Dobermann é curto e forte e a pelagem curta, dura, espessa, lisa e nunca aderente. As cores são o preto, o castanho-escuro, ou o azul, com discretas manchas vermelho-ferrugem.
A altura dos cães da raça Dobermann é de 68 cm para os machos, medidos sempre a altura da cernelha (máximo de 70 cm). As fêmeas da raça medem de 63 a 66 cm (máximo de 67 cm). |