Acontece seguidamente, que mesmo no âmbito da cinofilia, ouve-se dizer que o Fox Terrier Pelo Duro é uma variedade do . Na realidade, trata-se de duas raças distintas, embora a conformação geral seja idêntica, diferindo somente no comprimento e na textura da pelagem. De fato, hoje em dia, em nenhum país do mundo concede-se o registro a exemplares provenientes de um cruzamento entre estes dois .
Excepcional caçador e muito versátil, os cães da raça Fox Terrier de Pelo Duro já foram utilizados para caça a raposas e javalis. No entanto, é uma raça muito inteligente e valente, tendo sido assim, utilizada para inúmeras outras funções relacionadas a caça.
Sua região de origem é a Grã-Bretanha e há registros muito antigos do Fox Terrier de Pelo Duro (séc. XVIII). A pelagem desta raça é densa, de textura muito dura, com sub pelo macio e curto. No dorso e nas membros, apresenta pelos mais duros que nas laterais. A cor da pelagem do Fox Terrier de Pelo Duro deve ser predominantemente branca, com marcas pretas, castanhas, ou pretas e castanhas.
De porte médio, a altura máxima para os cães da raça Fox Terrier de Pelo Duro é de 39 cm, medidos sempre a altura da cernelha.
O peso da raça deve variar entre 6,8 kg a 7,7kg para as fêmeas e de 7,3 a 8,2 cm para os machos. |