O Cornish Rex é gato afetuoso e apegado ao dono. Não é um gato tímido, nem mesmo com estranhos. Gosta de estar sempre por perto e é considerado um gato extremamente ativo.
História da raça Cornish Rex
O acontecimento mais empolgante do mundo felino no século 20 provavelmente foi a descoberta do gene mutante Rex.
Apesar da sua aparência peculiar, frequetemente descrita como a de um alienígena, a descoberta ocorreu em uma fazenda na península da Cornualha, localizada na região sudoeste da Inglaterra.
O primeiro exemplar da raça Cornish Rex foi um macho chamado Kallinbuker. Era um gatinho que desde o início apresentava diferenças em relação ao irmãos de ninhada. A pelagem extremamente incomum, fina, ondulada, de cor creme, características que lhe conferiam a aparência de um cordeiro em miniatura. À medida em que se desenvolvia, as diferenças em relação ao resto da nihada se tornaram mais evidentes. O corpo esbelto, de ossatura fina, pernas longas e a cabeça estreita com enormes orelhas era realmente uma mutação genética.
A proprietária do gatinho realizou então um entrecruzamento com a mãe dele com o intuito de fixar este tipo. A técnica chamada de backcrossing, fez com que a gata gerasse dois outros filhotes de pelo ondulado. Um deles, um macho chamado Poldhu gerou uma fêmea chamada Lamona Cove, que mais tarde foi levada aos Estados Unidos e foi entrecruzado com um gato .
A partir dos anos de 1950, a raça obteve notoriedade em toda a Inglaterra e, aos poucos, em outras partes do mundo. O reconhecimento oficial da do Cornish rex como raça aconteceu em 1967. Em um período de tempo relativamente curto, tornou-se uma grande sensação nas exposições de beleza e está capacitado hoje em dia às mais altas premiações nesses concursos.
Descrição e aparência da raça Cornish Rex
Provavelmente a característica mais marcante desse gato seja a típica pelagem ondulada, de textura fina. O pelo é visivelmente ondulado, de textura muito fina, incrivelmente suave ao toque, sendo inevitáveis as comparações com o veludo, com a seda, ou com a pele de coelho. Na verdade, de acordo com muitos proprietários, não há mais nada que tenha a textura exata da pelagem de um Cornish Rex.
Além da típica pelagem, a raça distingue-se ainda pelo formato do seu corpo. A cabeça ovalada, com as maçãs do rosto altas, bochechas ocas e as enormes orelhas portadas altas são as características mais marcantes na cabeça do Cornish Rex. O corpo de dorso arqueado, cintura fina e pernas longas e finas é frequentemente comparado a um . Assim como esta raça de cachorro, o Cornish Rex é um incrível velocista e apesar da aparência frágil, esses gatos de tamanho pequeno para médio são muito fortes e musculosos, o que os torna aptos a correr e saltar com agilidade e extrema habilidade.
A fina pelagem sugere que esses animais sejam mais indicados para proprietários que pretendem mantê-los em ambientes internos, já que podem ser mais sensíveis as intempéries do que as raças com camada de pelo mais grossa. Todas as combinações de cores com o branco são aceitas para os gatos da raça Cornish Rex.
Muita gente acredita erroneamente que esses gatos são hipoalergênicos porque não soltam pelos. Apesar de que podemos dizer que esses gatos soltam menos pelos do que os de outras raças, ainda assim a troca de pelo é constante, assim como qualquer gato. Mesmo que possamos dizer que o Cornish Rex solta uma quantidade mínima de pelo em comparação com outras raças, não é correto afirmar que ele não solta pelo. Outra caractererística da raça Cornish Rex é a cauda delgada e pontiaguda, coberta por pelos curtos e também ondulados.
Temperamento da raça Cornish Rex
O Cornish Rex é um gato muito curioso, aventureiro e inteligente. Gosta de correr, fazer acrobacias e brincar com outros gatos. É uma excelente companhia para as crianças e outros animais de estimação.
Apesar da aparência ser semelhante a de um cachorro da raça , as similaridades param por aí. Apesar dessa aparência elegante e sofisticada, eles não compratilham das características de personalidade de um cão galgo. Não são de maneira nenhuma distantes, indiferentes ou de aparência arrogante. Muito pelo contrário, esses gatos são extremamente afetuosos, apegados às pessoas, brincalhões e propensos a todo o tipo de palhaçada, mantendo um ar de filhote por toda a vida.
Esses gatos são muito companheiros em todas as situações e estarão sempre prontos para uma boa brincadeira. Adoram brinquedos, bolinhas e brincadeiras ao ar livre. Apesar da aparência frágil, são gatos considerados muito resistentes, ideais para proprietários que querem um animal de estimação com alto nível de atividade e que estejam dispostos a fazer parte da vida deles.
Cuidados com a raça Cornish Rex
Apesar de ser considerado um gato forte e resistente, é importante ter um certo cuidado extra durante as brincadeiras, especialmente se você tem animais de maior porte em casa ou crianças pouco acostumadas com animais pequenos. Esses gatinhos são musculosos, capazes de acompanhar as atividades físicas, inclusive ao ar livre, porém não devemos esquecer que são gatos de ossatura fina, e um pouco de cautela durante as brincadeiras pode ser recomendada.
Outro ponto importante é em relação a pelagem fina desses felinos, que não oferecem uma proteção às intempéries como acontece com outras raças mais peludas. O Cornish Rex é um gato mais indicado para viver dentro de casa e deve-se evitar que ele saia durante a noite ou nos dias mais frios.
Conforme mencionado mais acima, o Cornish Rex é um gato incrivelmente amoroso e apegado ao dono. É uma raça mais indicada para proprietários que queiram um gato como parte integrante da família e que seja permitido conviver dentro do ambiente familiar. |