O Komondor é uma raça antiga, autóctone da Hungria. Seus antepassados vieram, com certeza, com a migração dos antigos Magiares, que viviam como nômades criadores de gado na bacia dos Cárpatos.
De porte grande e fortemente construído, a raça Komondor tem uma aparência única e muito atraente. Seu comportamento é digno, tanto provoca admiração quando medo. O Komondor é de uma coragem inabalável na guarda, na defesa do rebanho a ele confiado e na propriedade de seu dono. Quando necessário, ele ataca em silêncio e com audácia.
Desconfiado por natureza, o cão desta raça considera o território onde vive como seu e não tolera nenhuma outra criatura vivendo na propriedade. A cabeça do Komondor é larga, em boa proporção com o tronco, apresentando um stop bem desenvolvido, mas não abrupto. Os olhos do Komondor são inseridos horizontalmente, de cor marrom escura.
Seu corpo robusto é coberto por pelos felpudos, encordoados, muito densos e longos, de cobertura rústica e com subpelo mais fino. A pelagem é igualmente densa, ondulada e encordoada. A única cor aceita para a pelagem da raça Komondor é o marfim.
De tamanho grande, o tamanho mínimo para os exemplares machos da raça Komondor é de 70 cm, medidos sempre à altura da cernelha. O tamanho mínimo para as fêmeas da raça é de 65 cm. O peso fica entre 50 e 60 kg para os machos e entre 40 e 50 kg para as fêmeas.
|