O Labrador Retriever tornou-se ao longo da história uma das mais populares raças de cachorros em todo o mundo, seja por sua beleza, por seu caráter dócil e amistoso, pelo temperamento equilibrado e alegre, ou ainda por suas notáveis capacidades intelectuais.
História da raça Labrador Retriever
O Labrador Retriever é uma raça de criação britânica, no entanto, o mais provável é que seu ancestral direto, tenha tido origem na ilha de Terra Nova, no Canadá, onde era utilizado pelos pescadores para recuperar peixes. Este cão, criado na região da ilha colonizada principalmente por ingleses e irlandeses, estava sempre presente nos trabalhos relacionados a atividade pesqueira, e colaborava com seus donos carregando cordas entre os barcos ou recuperando redes de pesca do mar. Muitos desses cães foram levados de volta a Inglaterra no início do século 19 e alguns criadores demonstraram grande interesse pela raça.
Até então conhecido por diferentes nomes, como Cão D'água de São João, Cão de São João ou ainda Pequeno Terra Nova, a raça recebeu na Inglaterra um novo nome para diferenciá-lo do grande cachorro que hoje conhecemos como . Passou então a ser chamado de Labrador Retriever, em alusão a ilha canadense de Labrador.
O Labrador Retriever moderno é considerado portanto, uma raça relativamente recente.
O primeiro clube da raça foi formado em 1916 e o Clube do Labrador Amarelo foi fundado em 1925.
Temperamento da raça Labrador Retriever
A raça Labrador Retriever possui um excelente temperamento, é um amável companheiro, fiel e está sempre procurando agradar ao seu dono. Considerado um cão extremamente inteligente, é capaz de se adaptar em qualquer lugar, é obediente, vivo, de natureza essencialmente amigável, sem nenhum traço de agressividade ou timidez.
O Labrador Retriever
é apegado ao dono e a família, e está sempre procurando uma maneira de agradar. Apaixonado por água, é considerado um cachorro brincalhão, excelente companheiro para toda a família, demonstrando alto nível de tolerância com as crianças e também com outros animais. Ativo, extrovertido, e cheio de energia, é um cachorro que adora brincar e é perfeitamente capaz de acompanhar o ritmo acelerado das crianças.
É, sem dúvida, uma raça de inúmeras qualidades. Muito sensível, inteligente, capaz e bem humorado, o Labrador
Retriever emprega todas essas qualidades em diversas outras funções, além de ter se tornado um dos preferidos cães de companhia para famílias. É um cão rápido, atlético, de apuradíssimo faro, e essas características o tornaram um excepcional farejador, um inigualável cão guia e um espetacular cão de busca e salvamento, entre outras tantas funções que também desempenha com desenvoltura.
Descrição e aparência da raça Labrador Retriever
O Labrador Retriever é uma belíssima raça de porte médio a grande. O aspecto geral da raça Labrador Retriever é o de um cão de constituição robusta, curto e sólido, muito ativo, de lombo e traseira largos e robustos, de pelo curto, aderente e sem franjas, com presença de um espesso sub pelo.
A cabeça do Labrador Retriever é larga, apresentando um focinho forte, não pontudo, com stop definido e trufa larga, com narinas bem desenvolvidas. Os olhos do Labrador Retriever são de tamanho médio, expressam inteligência e bom temperamento, de cor castanha ou avelã.
A cauda, grossa na base, é outra característica própria da raça. De comprimento médio, a cauda está praticamente desprovida de franjas, mas é inteiramente coberta com a pelagem curta e espessa, típica dos cachorros da raça Labrador Retriever.
A pelagem é considerada mais um ponto importante para a raça Labrador Retriever. É uma pelagem curta, espessa, sem ondulação, muito dura ao tato, e apresenta um sub pelo resistente à água. A pelagem pode ser inteirmente preta, fígado (chocolate) ou amarela. Esta última, pode variar entre o vermelho e o creme. A cor é uniforme e não apresenta pintas ou manchas. De acordo com o standard oficial da raça, uma pequena mancha branca no peito é permitida.
De porte médio, o tamanho dos exemplares machos da raça Labrador Retriever pode variar entre 56 e 57 cm, medidos sempre a altura da cernelha.
Para as fêmeas, a altura deve ficar entre os 54 e 56 cm. |