Especula-se que as origens do cão Perdigueiro Português estejam vinculadas as do , como também acontece com outras raças afins.
Trata-se de um rastejador tenaz, resistente para a marcha. Na caça, cobre o terreno com astúcia e a perseverança de um explorador. Altruísta,
associa-se com evidente alegria ao prazer do dono na prática da caça, seja qual for a temperatura e as adversidades do terreno. Sua máxima aspiração é cumprir com precisão e entusiasmo a sua tarefa.
O Perdigueiro Português é um cachorro resistente, forte, de aspecto vivaz, muito sociável e às vezes algo petulante com seus semelhantes.
Especialmente apto em desempenhar suas funções na prática da caça esportiva, o Perdigueiro Português é muito inteligente, extremamente obediente e afetivo.
O Perdigueiro Português é um cão de porte médio, tem um focinho longo, largo, a cabeça é proporcional ao tamanho do corpo, apresentando um stop bem visível. Os olhos são cheios, de cor escura.
As orelhas do Perdigueiro Português são caídas, de tamanho médio, com aproximadamente 15 cm de comprimento. A pelagem da raça Perdigueiro Português é curta, densa e forte. A cor do pelo é amarelo e castanho, uniforme ou manchado.
De grande porte, o tamanho dos cães machos da raça Perdigueiro Português é de 56 cm, em média. A altura das fêmeas é de 52 cm, também em média, medidos sempre a altura da cernelha. A variação de tamanho dos cães da raça Perdigueiro Português pode ser de 4 cm para mais ou para menos. O peso é de 23,5 kg para os machos, enquanto as fêmeas pesam 19 kg. |