A origem da raça Staffordshire Bull Terrier é, assim como a de tantas outras, incerta. Quase que totalmente desaparecido, o tipo antigo de bull continuou por muito tempo a ser apreciado na região inglesa de Staffordshire, no entanto, não gozava do mesmo prestígio que o moderno.
Este imponenente foi oficialmente aceito em 1935, quando finalmente obteve o merecido reconhecimento da cinofilia como um cão digno de ser apresentado nas exposições caninas. Nos Estado Unidos, a raça foi reconhecida somente em 1975.
Caçador de extrema habilidade, forte e resistente, o Staffordshire Bull Terrier conserva altos dotes de coragem, inteligência e tenacidade. É um cachorro que demonstra grande afetuosidade com a família e ainda mais com as crianças. É forte, musculoso, e ao mesmo tempo ativo e ágil.
A pelagem da raça Staffordshire Bull Terrier é lisa, curta e bem assentada ao corpo. A cor da pelagem do Staffordshire Bull Terrier pode ser vermelho, fulvo, branco, preto ou azul, tigrado, ou qualquer uma dessas cores com branco.
De porte médio, o tamanho dos cães desta raça varia de 35,5 a 40,5 cm, dependendo do peso do cachorro. Para os cachorros machos, o peso varia de 12,7 kg a 17 kg, enquanto para as fêmeas o peso pode ficar entre os 11 kg e os 15,4 kg. |