É provável, e até seguro dizer que este pequeno caçador de toca tenha a mesma origem do . Durante séculos, este charmoso terrier foi cuidadosamente criado e selecionado para conservar duas qualidades importantes: grande coragem e decisão ao atirar-se sobre a toca.
Apesar de muito antiga, a raça West Highland White Terrier foi reconhecida apenas no início do século 20.
Antes permitido e amplamente praticado, o cruzamento do Westie com o Cairn Terrier foi proibido em 1924, e hoje a substancial diferença entre ambas as raças diz respeito a cor da pelagem: o West Highland White Terrier deve ser absolutamente branco, enquanto o Cairn nunca deve apresentar esta cor de pelagem.
O West Highland White Terrier, também conhecido carinhosamente pelo apelido de Westie, é um pequeno cão do tipo . De boa estrutura, é muito bem proporcionado. A pelagem do Westie é dura e lisa, de coloração branca.
Sempre alerta, o West Highland White Terrier é corajoso e tem personalidade forte. Gosta da companhia de outros cães e costuma ser amigável com estranhos. Pode estranhar um pouco, se irritado, mas não apresenta um temperamento difícil como tantos outros cães do tipo terrier.
Os olhos dos exemplares da raça West Highland White Terrier são castanho-escuros, amendoados, de tamanho médio. Apresenta um olhar vivaz, inteligente e curioso. O anel ao redor dos olhos é preto, e a pele deve ser, preferecialmente, bem pigmentada.
As orelhas dos cachoros da raça West Highland White Terrier são pequenas, de formato triangular. Devem se portar perfeitamente eretas, e jamais podem ser cortadas. O focinho é curto, com stop bem definido.
De porte pequeno, os cães da raça West Highland White Terrier apresentam, em média 28 cm de altura, medidos sempre a altura da cernelha. O peso dos cães adultos geralmente fica entre os 7,5 kg e 8,5 kg. |