Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES

O cachorro
 
 
Há milênios que o cão (canis lupus familiaris), conhecido também como cachorro, converteu-se no companheiro e no protetor vigilante do homem, acompanhando-o no trabalho e no lazer. De acordo com algumas das mais plausíveis hipóteses, é possível imaginar que o cachorro seja o mais antigo animal domesticado pelo homem.

A história da domesticação dos animais tem sim os seus mistérios. Assim como são abundantes as teorias de como as diversas espécies de animais associaram-se ao homem, também a respeito dos cachorros se entrecruzaram continuamente muitas teorias.


Costuma-se sustentar, entre várias opiniões distintas, que o cachorro não é mais do que um lobo domesticado. Esta hipótese, entre muitas outras, não carece de fundamento, mesmo que hoje possa parecer estranho que um lobo e um beagle, por exemplo, sejam indivíduos de uma mesma espécie e que possuam a mesma ascendência. Considerando esta como a hipótese mais provável, o cachorro teria se separado do lobo no processo evolutivo há mais ou menos 135.000 anos.


Lobo Cinzento - Tudo Sobre Cachorro
Lobo do qual provavelmente se originou o cachorro / Wikipedia.

As diversas variedades de cachorros hoje reconhecidas como "raças puras" formaram-se ao longo da história humana por obra de distintos fatores: sociais, geográficos e climáticos. Outra raças surgiram ainda do entrecruzamento destinado a obter cães aptos a finalidades particulares.

O cão doméstico pertence a família dos canídeos, (dentro da qual também se encontram os lobos, raposas, chacais, etc) que está compreendida por sua vez na ordem dos carnívoros. Esta coloca-se na classe dos mamíferos, os quais formam parte do tipo dos vertebrados, no grande sub-reino dos metazoários, isto é, dos animais pluricelulares.

A escala classificatória do cão (cachorro), é portanto a seguinte:

Reino: Animal
Sub-reino: Metazoários
Tipo: Vertebrados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnívoros
Família: Canídeos
Gênero: Canis
Espécie: Canis lupus
Sub-espécie: Canis lupus familiaris


Para conhecer as raças de cachorros mais populares, clique aqui.

Para saber mais sobre as raças de cães consideradas raras, clique aqui.



 
 


© 1997-2016 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.