Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
 

Shih Tzu

 
Shih-Tzu

Shih Tzu

O Shih Tzu é um pequeno cão de companhia, de pelagem longa e macia, muito apreciado por sua característica beleza e pelo caráter calmo e afetuoso. É considerado hoje em dia, um dos mais populares cães de companhia em todo o mundo. Uma das características mais marcantes e atraentes desta raça é a cabeça em forma de crisântemo, causada pelo crescimento de pelo para cima, na ponte nasal.

História da Raça Shih Tzu

Formada provavelmente a partir do cruzamento dos pequenos cães sagrados do Tibete com os antepassados do Pequinês moderno, a raça Shih Tzu foi levada para a Europa por volta de 1930, e desde então muitos exemplares foram criados com sumo cuidado por todo o continente.

Na religião budista, o Leão é considerado um animal-atributo da divindade e em muitas pinturas antigas, o próprio Buda está representado junto à um leão. Talvez por esse motivo, o Shih Tzu, uma das raças com aspecto leonino, (e que o próprio nome em chinês significa leão), seja uma das raças que até hoje são tão apreciadas em toda a China.

Apesar de muita gente se confundir entre o Shih Tzu e o Lhasa Apso, há uma série de diferenças que distinguem essas duas raças entre si, a começar pela origem distinta. Apesar de ter suas raízes também no Tibete, a raça Shih Tzu foi desenvolvida na China, onde esses cães viviam nos palácios imperiais. Os primeiros exemplares foram levados ao ocidente após a China se tornar uma república, embora a primeira importação da raça pela Grã-Bretanha tenha sido registrada somente em 1931. O Kennel Clube Britânico concedeu o registro à raça em 1940.

Temperamento da Raça Shih Tzu

Pertencente ao grupo dos cães de companhia, o Shih Tzu é um cachorro muito ativo, atento e dócil. É uma raça considerada independente, porém carinhosa. Apesar do temperamento variar de cachorro para cachorro, os exemplares da raça Shih-Tzu apresentam uma personalidade e temperamento que é leal, carinhosa, alerta e extrovertida. Apesar de não ter sido criado para a finalidade de guarda, por sua natureza alerta e alto grau de atividade é também considerado um bom protetor.

Diferentemente do Lhasa Apso, que foi desenvolvido para desempenhar a função de cão de guarda e de alarme, o que o tornou muito desconfiado com estranhos, o Shih Tzu tende a ser mais receptivo e dócil. Por sua natureza essencialmente amigável, os exemplares da raça Shih Tzu são mais tolerantes com crianças, animais e pessoas estranhas, e costumam fazem amizade com mais facilidade. No entanto, o cão da raça Shih Tzu pode se irritar com facilidade quando provocado, portanto, considerando que alguns cães podem ser mais dominantes do que outros, é necessário um julgamento flexível nesta questão, e um cuidado redobrado pode ser necessário na presença de crianças, principalmente de crianças menores.

Apesar de serem conhecidos por seu temperamento relativamente independente, nem todos os cães da raça Shih tzu lidam da mesma maneira com a ausência do seu dono ou dos familiares. Enquanto alguns cães desta raça encaram com tranquilidade períodos mais longos sem a presença da família, outros podem adquirir um comportamento excessivamente carente. Os cães bem disciplinados desde cedo, por outro lado, tendem a ser excelentes companheiros, amigáveis, extrovertidos, de temperamento tranquilo e equilibrado.

Descrição e Aparência da Raça Shih Tzu

De aparência robusta e pelagem abundante (mas não excessiva), o Shih Tzu tem um distinto porte arrogante e apresenta uma típica cabeça com aspecto de crisântemo. O focinho é bem largo, curto, de formato quadrado, com stop definido e trufa preta, porém os cães de cor fígado ou com manchas desta cor apresentam trufa marrom escuro.

Os olhos são escuros, grandes e redondos, inseridos bem separados, mas não proeminenetes. Olhos mais claros também são permitidos para os exemplares de cor fígado. As orelhas do Shih Tzu também são grandes, caídas, de bom comprimento, implantadas levemente abaixo do alto da cabeça, cobertas com pelagem abundante. A cauda do Shih Tzu é de inserção alta, com franjas bem enroladas no dorso e bem guarnecida de pelos.

A raça Shih Tzu possui um a belíssima pelagem longa e abundante, não crespa, com bom sub pelo não lanoso. De acordo com o standard oficial internacional da raça, todas as cores de pelagem são aceitas. No caso dos cães particolores, é altamente desejável a presença de uma listra branca na testa e branco na ponta da cauda.

De de pequeno porte, apresentando no máximo 27 cm de altura, o peso médio dos cães da raça Shih Tzu varia de 4,5 a 8 kg. Ainda de acordo com o standard da raça, o peso ideal fica entre 4,5 e 7,5 kg.

 
 
  Ficha da Raça
Shih Tzu Raça

Shih Tzu

País de origem Tibet / Grã-Bretanha
Nome original Shih Tzu
Grupo 9 Cães de Companhia
Utilização Companhia
Porte Pequeno
Necessidade de exercício diário Baixa / Média
Temperamento Carinhoso, Independente
Adestrabilidade Alta
  + Raças
 

Cães de Pequeno Porte

Beagle

Bichon Frisé

Lhasa Apso

Lulu da Pomerânia

Maltês

Dachshund

Yorkshire Terrier

Cães de Companhia

Buldogue Francês

Chihuahua

Pequinês

Pug

Poodle

Griffon de Bruxelas

+ Raças de Cães

 
  Saiba +
Padrão da Raça (FCI)
Padrão internacional da raça Shih Tzu (CBKC-FCI) - Em português
Padrão da Raça (AKC)
Padrão oficial da raça Shih Tzu na versão do American Kennel Club (AKC) - Em inglês
 
  Livros

N/A

 
 


© 1997-2014 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.