Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
Adquira seu Filhote

Pug

 
Pug

Pug - Layza 201 de Feras do Universo, Cotia Kennel

Entre as não poucas raças de cães de companhia que merecem grande estima no meio da cinofilia, está este diferente e charmoso cão miniatura. O próprio nome da raça já indica o seu tamanho - Pug ou "Pug-Dog", como foi apelidado na Inglaterra, significa "coisa diminuta", ou "cachorro diminuto".

História da raça Pug

Alguns autores afirmam que esta raça deriva de cães como o pequeno dinamarquês, enquanto outros o definem como um Dogue de Bordeaux em miniatura. Apesar da enorme diferença de tamanho, é realmente possível que a origem da raça seja a mesma do Mastim. De acordo com essa teoria, ambas as raças seriam provenientes do mesmo longíquo antepassado asiático. Em tempos antigos, além dos exemplares de tamanho grande é possível que existissem cachorros que pudessem apresentar as mesmas características dos mastins, porém com aspecto de nanismo bastante acentuado.

Sempre houve muita especulação sobre a origem da raça Pug, que seria de fato asiática. Apesar da patronagem britânica, é uma raça listada como sendo de origem chinesa, onde os cães de nariz arrebitado sempre tiveram enorme apreço. A raça Pug teria sido levada à Europa no século 16, em mãos de comerciantes da Companhia Holandesa das Índias Orientais, monopólio holandês responsável por toda atividade comercial nas colônias asiáticas durante esse período.

Por seu aspeco cômico, curioso e mal-humorado, ao mesmo tempo que lhe conferem as rugas e a pigmentação particular do rosto, desde o século 18 lhe foi atribuido o nome de um ator, célebre no papel de Arlequim, com o qual seu rosto redondo, com máscara preta, revelava certa semelhança. Desde então, ficou conhecido na França como Carlino, enquanto na Alemanha era chamado de Mops, do verbo moppen, que signfica "de aspecto franzino". Nos países de língua inglesa, ficou conhecido como Pug, ou Pug-Dog.

Graças aos cães da raça Pug criados pela rainha Victória, a raça atingiu notoriedade na Inglaterra já no século 19, especialmente os cães de cor fulvo e abricot, os seus preferidos. A aparência do Pug moderno provavelmente mudou a partir de 1860, quando uma nova geração de cães dessa raça foram importados diretamente da China. Esses cães tinham as pernas mais curtas e a trufa com a aparência tal qual conhecemos hoje.

Temperamento da raça Pug

O pug é um cachorro de temperamento calmo, dócil, que não late à toa, e adora ficar no colo. É um cão equilibrado, feliz, disposto, de grande charme, dignidade e extremamente inteligente. Apesar de seu tamanho pequeno, tem uma personalidade forte, é obstinado, mas raramente agressivo. Considera-se que o Pug é um excelente cão de companhia, afetuoso, muito companheiro, adequado para famílias com ou sem crianças.

Por seu porte robusto, é considerado adequado para as crianças, sendo capaz de acompanhar as brincadeiras sem grandes riscos ao seu físico de porte pequeno. É um raça conhecida por acompanhar o humor de seus donos. Em geral, são quietos, amáveis, mas também pode se mostrar vivaz e agitado sempre que estimulado.

Descrição e aparência da raça Pug

O Pug é um cachorro decididamente quadrado, robusto, enxuto, apresentando uma estrutura compacta e musculatura bem desenvolvida, sem ser magro nem pernalta. A cabeça do Pug é relativamente larga, maciça, redonda, sem sulco médio no crânio, de tamanho proporcional ao corpo. O focinho é curto, obtuso, quadrado, tem rugas profundas e grandes na testa, mas sem exagero, apresenta trufa preta com narinas razoavelmente grandes e bem abertas. Seus olhos são relativamente grandes, escuros, brilhantes e de expressão doce.

As orelhas do Pug são finas e pequenas, macias com textura de veludo. Há dois tipos distintos, a "orelha em rosa", que é caída e dobrada para trás, e a "orelha em botão", que é caída para frente de maneira a cobrir o orifício da orelha. A cauda do Pug é inserida alta, o mais enrolada possível sobre o dorso.

A pelagem é lisa, fina, suave, curta e brilhante, nem áspera e nem lanosa. As cores são o preto, amarelo damasco (abricot), fulvo e prata. Cada uma claramente definida para fazer um completo contraste entre as cores, o traço (a linha preta que se estende desde o occipital até a cauda), e a máscara. A chamada máscara, as orelhas, os sinais nas bochechas, a marca do polegar ou diamante na testa e o traço são o mais preto possível.

De acordo com o standard oficial, a raça Pug é considerada de porte pequeno, o peso dos cães dessa fica entre os 6,3 e 8,1 kg.

 
Guia de Raças - Cachorros - Camisetas
  Ficha da Raça
Pug Raça

Pug

País de origem China / Grã-Bretanha
Nome original Pug
Grupo 9 Cães de Companhia
Utilização Guarda e Companhia
Porte Pequeno
Necessidade de exercício diário Média
Temperamento Equilibrado, disposto, alegre
Adestrabilidade Alta
  + Raças
 

Cães de Pequeno Porte

Beagle

Bichon Frisé

Lhasa Apso

Lulu da Pomerânia

Maltês

Yorkshire Terrier

Cães de Companhia

Bichon Frisé

Buldogue Francês

Chihuahua

Pequinês

Poodle

Pug

 
 
  Saiba +
Padrão da Raça (FCI)
Padrão oficial internacional da raça Pug (CBKC / FCI) - Em português.
Padrão da Raça (AKC)
Padrão oficial da raça Pug na versão do American Kennel Club - Em inglês.
Pug Talk Magazine
Site da revista norte-americana Pug Talk Magazine- Em inglês.
Pug Club of America
Site oficial do Pug Dog Club of America - Em inglês.
 
 
  Livros

MAGGITTI, Phil. PUG - Complete Pet Owner´s Manual. EUA, 2000.

BELMONTE, Brenda. The Pug Handbook. EUA, 2004.

 
 


© 1997-2014 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.