Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
 

Rottweiler

 
Rottweiler

Apesar de ser uma raça versátil, utilizada hoje em dia para diversos propósitos, o Rottweiler é principalmente uma das mais antigas, se não a mais antiga das raças de pastoreio.

As origens da raça são remotas, e várias as hipóteses propostas. Os alemães asseguram que o Rottweiler é de criação absolutamente germânica, tendo a cidade de Rottweil como a origem do nome da raça. O Rottweiler teria, portanto, se originado do Mastim Tibetano, que servia aos romanos como guarda e na condução do gado. A raça foi oficialmente reconhecida pelo American Kennel Club em 1931 e embora ainda usado em atividades de pastoreio, o Rottweiler desempenha hoje outras funções, como as de cão de resgate e busca, cão-guia para cegos e cão de guarda ou policial.

Trata-se de um cachorro de tamanho grande, nem pesado nem leve. Não é um cachorro alto, seu corpo é curto, compacto e robusto. De inteligência notável, a devoção e dedicação ao trabalho do Rottweiler são extraordinárias, assim como a obediência, incorruptibilidade, força e tenacidade. De acordo com o padrão da raça, o Rottweiler tem boa índole, é calmo, muito dedicado, obediente, dócil e ansioso para trabalhar.

O Rottweiler é um cão forte, com acentuada predisposição genética às atividades de pastoreio e instintos de guarda. Como acontece com qualquer outra raça, o comportamento potencialmente perigoso em cães da raça Rottweiler geralmente é resultado da posse irresponsável, abuso, negligência ou falta de socialização durante a fase de crescimento.

O aspecto geral da raça Rottweiler demonstra, a primeira vista, espontaneidade e coragem. Seu olhar tranquilo denota suavidade e fidelidade absoluta. O caráter da raça está isento de inquietação e nervosismo, não tem malícia, nem falsidade. Os olhos do Rottweiler tem tamanho médio, cor castanho-escuro, e expressam ternura e fidelidade.

A pelagem é curta, densa, de pelo reto, sem sub-pelo no pescoço, de tamanho mais longo somente nos membros anteriores, posteriores, e na cauda, enquanto no resto do corpo tem uma pelagem mais curta e bem aderente.

De grande porte, a altura desejada para os cães machos da raça varia entre 60 e 68 cm, medidos sempre a altura da cernelha. Já as fêmeas desta raça devem medir entre 55 e 65 cm, sempre em harmonia com a estrutura geral do cachorro.

 
 
Guia de Raças - Cachorros - Camisetas
  Ficha da Raça
Rottweiler Raça

Rottweiler

País de origem Alemanha
Nome orginal Rottweiler
Grupo 2 Cães de Guarda e Utilidade
Utilização Tração, Guarda e Boiadeiro
Porte Grande
Necessidade de exercício diário Alta
Temperamento Amigável, Auto-Confiante, Corajoso
Adestrabilidade Alta
  + Raças
 

Cães de Grande Porte

Bloodhound

Schnauzer Gigante

Mastino Napoletano

Pastor Alemão

São Bernardo

Wolfhound Irlandês

Cães de Guarda e Trabalho

Boxer

Dobermann

Mastiff

Mastim Tibetano

Rottweiler

Shar Pei

 
  Saiba +
Padrão da Raça (FCI)
Padrão oficial internacional da raça (CBKC / FCI) - Em português.
Padrão da Raça (AKC)
Padrão da raça na versão do American Kennel Club (AKC) - Em inglês
APRO
Site oficial da Associação Paulista do Rottweiler - Em português
Am. Rottweiler Club
Site do American Rottweiler Club - Em Inglês
RottRio
Site oficial do Rottweiler Clube do Rio de Janeiro - Em português
RCP
Site oficial do Rottweiler Clube de Portugal - Em português
 
  Livros

TAUSZ, Bruno.
O Rottweiler,
Ed. Nobel, 1987, Brasil.



VIEIRA, Márcio Infante.
Rottweiler, Amigo, Sincero,
Atleta, Guarda Corajoso.
Ed. Prata, 1996, Brasil.


 
 


© 1997-2014 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.