Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
 

Fila Brasileiro

 
Fila Brasileiro

Fila Brasileiro

Entre as mais de trezentas raças de cachorros reconhecidas oficialmente, existe uma brasileira que já conquistou numerosos adeptos em diferentes países. A origem da raça Fila Brasileiro, como a de tantas outras raças caninas é incerta. Somente pode-se supor que descende do cruzamento de cães levados ao Brasil pelos conquistadores portugueses e espanhóis. De fato, é possível indentificar no Fila Brasileiro traços de algumas raças como o Bloodhound, o Mastiff e o Bulldog.

O olhar melancólico do Fila Brasileiro lembra bastante o Bloodhound, raça da qual herdou também o olfato apuradíssimo. Ao observar sua volumosa estrutura, pensa-se no Mastiff, que impõe respeito somente com sua presença, qualidade que soma-se a uma coragem quase brutal e um natural instinto vigilante. Finalmente, o Bulldog transmitiu-lhe o antigo temperamento impetuoso e implacável.

O Fila Brasileiro, ou cão de fila, é um cachorro de grande porte, acostumado à grandes espaços e ideal para sítios e fazendas. Um típico molosso, o Fila Brasileiro é desconfiado na presença de estranhos e não admite a menor familiaridade. Os olhos do Fila Brasileiro são de tamanho médio, de formato ligeiramente amendoado. As orelhas, em forma de V são levadas altas quando o cão está em estado de alerta. Tem a cabeça grande, com focinho largo e stop pronunciado. A pele é grossa, flácida e elástica, sobretudo no tronco e no pescoço. A pelagem é curta, suave e lisa.

De grande porte, a altura dos cães da raça Fila Brasileiro varia de 65 cm a 75 cm para os machos, e de 60 cm a 70 cm para as fêmeas, medidos sempre a altura da cernelha. O peso mínimo para esta raça é de 40 kg para as fêmeas, e de 50 kg para os cães machos.

 
 
  Ficha da Raça
Fila Brasileiro Raça

Fila Brasileiro

País de origem Brasil
Nome original Fila Brasileiro
Grupo 2 Cães de Guarda e Utilidade
Utilização Cão de Guarda e Boiadeiro
Porte Grande / Gigante
Necessidade de exercício diário Média / Alta
Temperamento Obediente, intolerante a estranhos
Adestrabilidade Média
  + Raças
 

Cães de Grande Porte

Bloodhound

Schnauzer Gigante

Mastino Napoletano

Pastor Alemão

São Bernardo

Wolfhound Irlandês

Cães de Guarda e Trabalho

Boxer

Dobermann

Mastiff

Mastim Tibetano

Rottweiler

Shar Pei

 
  Saiba +
Padrão da Raça (FCI)
Padrão oficial internacional da raça de cão Fila Brasileiro (CBKC/FCI).
Raças Brasileiras
Confira nesta seção quais são as outras raças brasileiras de cachorros.
 
  Livros

N/A

 
 


© 1997-2014 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.