Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
Adquira seu Filhote

Kuvasz


Kuvasz /

Pastor Húngaro

 
Kuvasz
Kuvasz

Este belíssimo cão pastor é o Kuvasz, um cachorro leal, determinado e de temperamento bastante equilibrado. Foi usado durante séculos como guarda de rebanhos e como companhia.

História da raça Kuvasz

Por muito tempo, a história dos cachorros húngaros de trabalho foi cercada por várias especulações. Em novembro de 1965 era publicado o primeiro periódico em língua inglesa, chamado "o Puli" e seu autor foi o húngaro Sándor Palfavy, membro da Alabama Academy of Science, que foi criador da raça Puli por 47 anos.

Durante todo esse tempo como criador, este pesquisador húngaro estudou profundamente sobre a história dessa raça e sua pesquisa fez com que entrasse em contato com outros cientistas húngaros, refugiados, que no mundo livre, trabalhavam em um projeto antigo, a reconstituição da história do povo húngaro. A curiosidade é que essa vasta pesquisa não gerou somente novas informações sobre a história do povo, mas também sobre a história antiga de três da mais proeminentes raças húngaras, o Kuvasz, o Puli e o Komondor.

KuvaszA pesquisa do Dr. Palfavy e de seus colegas incluiu um estudo da língua Suméria, Sânscrito, Grego e Latim, assim como um estudo feito em descobertas das escavações do Vale dos rios Tigre e Eufrates. Eles afirmam que o nome dessas três raças são frequentemente mencionadas em antigas inscrições. O Kuvasz, o Puli e o Komondor pertenceram e foram domesticados pelos pastores sumérios há cerca de 7 ou 8 mil anos e esses cães os acompanharam durante as viagens da antiga Mesopotâmia até a presente Hungria.

A palavra Kuvasz é de origem Suméria. As primeiras letras "KU", são da antiga palavra suméria para cachorro, "KUDDA". "KUDDA" é feita de duas palavras: "KUN" que significa rabo e "ADA" que significa proferir, dizer. Ou seja, o animal que se expressa com o rabo. "KUDDA" evoluiu mais tarde para "KUTTA" que é usada ainda hoje, por povos que falam a língua dos Dravídeos, cujos ancestrais abandonaram a Mesopotâmia quando conquistada pelos Assírios. A língua húngara moderna, originamente uma língua suméria, tem a palvra "KUTYA". E "ASSA" significa cavalo em sumério. "KU-ASSA" era o cão que guardava e acompanhava os cavalos e cavaleiros.

Os estudiosos não conseguiram definir ao certo a origem das palavras Kuvasz, Komondor e Puli, mas as descobertas do Dr. Palfavy não contradizem os fatos históricos, que indicam que os húngaros tiriam migrado para a região onde fica a atual Hungria vindos da região Ural com seus cavalos, ovelhas e cães, mas determinariam que isso poderia ter acontecido 5.000 anos antes do que se imaginava.

História moderna da raça

Podemos considerar que a criação científica, com registro dos exemplares se deu ao final do Século 19. Já em 1939, o Kuvasz tornou-se o cão da moda entre os criadores de raças húngaras de grande porte. O desenvolvimento dessa criação foi duramente prejudicado durante a Segunda Grande Guerra, e assim como boa parte da população, os cães também sofreram com a falta de comida, vitaminas e remédios.

KuvaszOs criadores e canis reduziram voluntariamente seu plantel a um número mínimo, e em muitas ocasiões, os proprietários desses cães foram forçados a cederem seus mais valiosos animais ao serviço obrigatório militar, entre outras complicações dos tempos da guerra. Um grande número de cães de guarda foram mortos, primeiro por alemães, depois pelas forças ocupacionistas russas.

Ao final da guerra, a raça Kuvasz estava quase extinta. Os proprietários haviam sofrido as consequências da guerra, muitos foram mortos e a maioria dos cães havia morrido ou fugido. O novo regime russo, considerou a criação de cães como um luxo da aristocracia, e procurou tratá-lo de acordo. Em meio ao caos do período pós-guerra, que afetou até mesmo os serviços básicos como o correio, criadores se encontraram em segredo para estabelecer uma meta a seguir. Os primeiros filhotes eram trocados por cigarros e comida, antes da estabilização da moeda. Logo após a guerra, a cinofilia passou a viver um novo momento, com a rápida melhora da economia na Europa Ocidental.

Hoje em dia, o Kuvasz é ainda uma raça considerada rara na maioria dos países, mas já é possível afirmar que há uma maior presença de criadores e bons exemplares da raça fora da Hungria. A criação da raça cresceu nos últimos anos em outros países europeus, assim como em outros países, como nos Estados Unidos, Canada e também no Brasil.

Descrição e aparência da raça Kuvasz

O Kuvasz é um cão de grande porte, ativo, ao mesmo tempo forte e de passos leves, o que o torna muito elegante.

Os cães desta raça são descritos como fortes e grandes. Apresentam uma pelagem densa, ondulada e branca. Sua aparência agradável irradia nobreza e força. As partes de seu corpo, individualmente, se harmozam como um todo, suas pernas não são nem curtas nem longas. Bem musculoso, apresenta uma construção forte, temperamento agradável e grande agilidade. Sua aparência denota uma infatigável habilidade para o trabalho.

KuvaszA cabeça desta raça apresenta o típico formato de cunha, sempre em harmonia com o corpo, demonstrando força e nobreza. O focinho é mais largo próximo ao crãnio e vai afinando em direção a ponta, sem ser pontudo. A testa é ligeiramente proeminente, com um stop pouco pronunciado. A trufa e as bordas das pálpebras são bem pigmentadas de preto. Os olhos são amendoados, de inserção ligeiramente oblíqua e de cor castanho escuro. As orelhas da raça Kuvasz são inseridas em uma altura média, apresentando a forma de V, com as pontas arredondadas. Quando em alerta, são portadas ligeiramente levantadas, mas nunca eretas ou torcidas.

O pelo é considerado moderadamente duro, ondulado, ligeiramente rígido, longo, mas sem a tendência de emaranhar. A pelagem de cobertura é grossa enquanto o subpelo é macio e felpudo, o que ajuda a manter os cães quentes durante os longos invernos europeus. A cor da pelagem é branca mas o standard da raça permite a tonalidade marfim.

O tamanho do Kuvasz macho gira em torno dos 75cm, medidos sempre a altura da cernelha. Já as fêmeas medem entre 66 cm e 70 cm. O peso máximo para os cães machos da raça Kuvasz é de 50 kg, enquanto as fêmeas pesam cerca de 42 kg. Não é recomendável que os cães da raça Kuvasz ultrapassem os 55 kg de peso.

Temperamento da raça Kuvasz

O Kuvasz é um excelente cão de trabalho, mantém-se junto do rebanho para proteger os animais. Resistente, o Kuvasz é capaz de suportar condições climáticas extremas.

O Kuvasz adora a sua família, procura estar sempre por perto, é carinhoso e possui uma especial predileção pelas crianças. É uma raça muito inteligente, aprende com facilidade, e trabalha melhor para os seus donos. Os cães da raça Kuvasz tolera estranhos, mas é desconfiado e exigente para fazer novos amigos. Protege a casa e o seu dono, executa a função de guarda instintivamente, sem adestramento.

Os filhotes são brincalhões e o cachorro adulto é frequentemente descrito por seus proprietários como um cão mais tranquilo, que late somente quando necessário. Todavia, o Kuvasz é uma raça que está sempre alerta, nunca deixa de avisar sobre qualquer movimento fora do usual e é capaz de se movimentar com muita agilidade, com elasticidade e leveza, estando apto a percorrer grandes distâncias.

Cuidados com a raça Kuvasz

KuvaszDevido a abundante pelagem, no verão, os cães dessa raça precisam de uma área com sombra para se protegerem do calor, e para protegerem o pelo da super-exposição ao Sol. Mesmo sendo considerado um animal capaz de viver em ambiente externo, os filhotes não podem ficar desabrigados, em especial durante à noite e também nos dias de muito sol. Não devemos confundir o tamanho grande dos filhotes com auto-suficiência e resistência ao frio e ao calor. Procure manter o filhote dentro de casa, abrigado do frio e do calor, e evite a super-exposição ao sol nos dias mais quentes, sempre que possível.

A escovação pode ser feita semanalmente, mas deve ser superficial, tanto para não arrancar os pelos saudáveis, quanto para não ferir a pele. Nunca utilize rasqueadeiras ou escovas metálicas, pois a pele do Kuvasz é mais sensível do que a de outras raças, e uma escovação muito dura certamente vai machucar o cachorro. O ideal é a utilização de escova com cerdas macias, de borracha ou de plástico.

Como qualquer outra raça de porte grande, o Kuvasz não é a raça ideal para viver em apartamento, a menos que seu dono ofereça um tempo considerável para os exercícios diários de seu cão. Se você não vive em uma casa com um bom quintal, ou em um sítio, chácara ou fazenda, pense bem se o Kuvasz é realmente a raça ideal para você. Trata-se de um cachorro considerado muito ativo, e devido a essa natureza aliada ao tamanho grande, é uma necessidade básica para os cães dessa raça exercitarem-se de maneira adequada, seja enquanto filhote, ou depois de adulto.

 
 
  Ficha da Raça
Kuvasz Raça

Kuvasz

País de origem Hungria
Nome orginal Kuvasz
Grupo 1 Cães Pastores e Boiadeiros
Utilização Cão de guarda e companhia
Porte Grande
Necessidade de exercício diário Muito Alta
Temperamento Afetuoso, Fiel, Destemido
Adestrabilidade Média
  + Raças
 

Cães de Grande Porte

Bloodhound

Schnauzer Gigante

Mastino Napoletano

Pastor Alemão

São Bernardo

Kuvasz

Fila Brasileiro

Cães Pastores e Boiadeiros

Australian Cattle Dog

Collie

Old English Sheepdog

Pastor Branco Suíço

Pastor Belga

Pastor de Shetland

+ Raças de Cães

 
  Saiba +
Padrão da Raça - FCI
Padrão oficial internacional da raça kuvasz (CBKC - FCI). - Em português.
Padrão Oficial (AKC)
Padrão oficial da raça kuvasz na versão do American Kennel Club - Em inglês.
Kuvasz Club
Web site oficial do KCA - Kuvasz Club of America - Em Inglês.
AKA Web Site
Web site oficial da The American Kuvasz Association - Em inglês.
 
  Livros


N/A


 
 


© 1997-2016 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.