Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
Adquira seu Filhote
HOME
RAÇAS
CÃES RAROS
GATOS
CAVALOS
FILHOTES
CÃES EM DESTAQUE
BULLDOG FRANCÊS
DOGUE ALEMÃO
VIZSLA
BICHON FRISÉ
CÃES DE GUARDA
CÃES PASTORES
TUDO SOBRE CACHORROS
CACHORROS
RAÇAS DE CACHORROS
GRUPOS CANINOS
CÃES PEQUENOS
CÃES MÉDIOS
CÃES GRANDES




RAÇAS POPULARES
RAÇAS RARAS
RAÇAS DE A a Z
JOGOS DE CACHORROS
NOMES DE CACHORROS
FOTOS DE CACHORROS
CRIADORES
ANUNCIE
 
 
 
 

Pastor Belga


Chien de Berger Belge -

Belgian Sheepdog

 
Pastor Belga
Pastor Belga

No final do século 19, na Bélgica, a situação dos cães pastores apresentava-se confusa. O país estava inundado de raças de cães pastores, de todo tipo e estatura e de origens incertas. Os cinófilos da época, no entanto, atuaram com decisão. Guiados por A. Reul, da Escola Veterinária de Curenghem, considerado o verdadeiro pioneiro e criador do Pastor Belga, conseguiram agrupar em poucas raças e variedades os cães que, mais que outros haviam conservado as características fundamentais e as qualidades necessárias para auxiliar ao homem com eficácia no exercício das tarefas de pastoreio. Assim, ao final do século, nascia o Pastor Belga e suas quatro diferentes variedades, o Groenendael, o Tervueren, o Laekenois e o Malionois. Em 1892, foi redigido pelo Clube do Cão Pastor Belga o primeiro standard detalhado da raça, mas somente por volta de 1910, o tipo e o caráter do Pastor Belga, como é conhecido hoje, haviam sido fixados.

O Pastor Belga é um cachorro de porte médio, harmoniosamente proporcionado, inteligente, rústico, habituado à vida ao ar livre, feito para resistir às intempéries das diferentes estações do ano. É vigilante e atento, possui olhar, esperto e inquiridor, demonstrando a sua inteligência. É uma raça muito valente, de temperamento alegre e equilibrado. Esta é uma raça que adora o trabalho, a família e principalmente a companhia do seu dono.

A raça Pastor Belga é dividida em quatro tipos de cães, que em muito se assemelham, porém o comprimento e a cor da pelagem, entre outras características, os distiguem: o Pastor Belga Tervueren, o Pastor Belga Malinois, o Pastor Belga Laekenois, e finalmente o Pastor Belga Groenendael. A principal característica da variedade mais popular, o Groenendael é a linda e longa pelagem negra, de aparência densa e abundante. A altura dos machos fica entre 60 e 66 cm, já as fêmeas medem de 56 a 62 cm.

Pastor Belga Groenendael

Por sua atrativa linha estética, a pelagem reluzente, longa, espessa e toda preta, o Pastor Belga Groenendael hoje pode competir com os melhores cães de luxo e de companhia. Com esta raça voltava a se sobressair as características comuns a muitos outros cães pastores: a inteligência, as qualidades físicas e intelectivas que difundiram a sua utilização desempenhando tarefas distintas da original. Este cão pastor, valente, vigilante, afetuoso revela-se excepcional cão de guarda, e tem sido empregado vantajosamente como auxiliar na ação policial. É sem dúvida, a mais difundida entre as variedades de pastores belgas. O nome, veio do lugar onde deu-se inicio a crição, o castelo de Groenendael, localizado ao sul de Bruxelas.

Pastor Belga Tervueren

O Pastor Belga Tervueren, que se difere do Groenendael por mostrar a cor loura encarvoada é considerado um cão mais robusto e muitos criadores o utilizam precisamente para reforçar o sangue da raça afim. Além disso, pode-se dizer que possui todas as características comuns aos demais pastores belgas. Como todas as outras variedades, o Tervueren é um cachorro de tamanho mediano, de estrutura quadrada e bem proporcionado.

Pastor Belga Malinois

Na região noroeste da Bélgica vive o Malinois, um cachorro considerado mais rústico em relação as outras três variedades, mas não grosseiro, robustíssimo, e por esta razão apto para os mais diversos trabalhos, relacionados ou não às tarefas de pastoreio. A pelagem é densa, de boa textura, formando um sub pelo lanoso, com excelente cobertura protetora. Apresenta pelagem curta sobre o corpo e mais abundante na cauda e ao redor do pescoço. A belíssima máscara escura que se forma ao redor dos olhos, orelhas e focinho é muito bem pronunciada, e característica do Pastor Belga Malinois.

Pastor Belga Laekenois

Com a pelgem longa e dura, de cor louro dourado, o Pastor Belga Laekenois toma seu nome do castelo real de Laeken, onde a rainha Maria Henriqueta costumava observar as tarefas desta raça, sua preferida e a qual favoreceu notavelmente. A principal característica do Pastor Belga Laekenois é a pelgem dura, áspera e eriçada. O comprimento do pelo é de 6 cm em todas as partes do corpo, sendo um pouco mais curto sobre o focinho, na testa e nas patas. Ao redor dos olhos, a pelagem não é tão desenvolvida a ponto de esconder a forma da cabeça.

 
  Ficha da Raça
Pastor Belga Raça

Pastor Belga

País de origem Bélgica
Nome original Chien de Berger Belge
Grupo 1 Cães Pastores e Boiadeiros
Utilização Cão de Pastoreio
Porte Médio
Necessidade de exercício diário Alta
Temperamento Inteligente, vigilante, corajoso
Adestrabilidade Muito Alta
  + Raças
 

Cães de Porte Médio

Border Collie

Schnauzer Standard

Spaniel Francês

Bulldog

Chow Chow

Basset Hound

Pastor Australiano

Cães Pastores e Boiadeiros

Australian Cattle Dog

Collie

Old English Sheepdog

Pastor Branco Suíço

Pastor Belga

Pastor de Shetland

+ Raças de Cães

 
  Saiba +
Padrão da Raça (FCI)
Padrão internacional da raça Pastor Belga (CBKC-FCI) - Em português
Padrão da Raça (AKC)
Padrão da raça Pastor Belga na versão do American Kennel Club (AKC) - Em inglês
 
  Livros


N/A


 
 


© 1997-2015 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.