Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
 

Basset Hound

 
Basset Hound
Basset Hound

O Basset Hound é um típíco cão farejador, originalmente criado para caçar coelhos e lebres. De aparência singular, o Basset Hound é um cão forte, de baixa estatura, pernas curtas, com longas orelhas caídas.

História da Raça Basset Hound

Apesar de que as evidências históricas já indicavam a presença de cães de pernas curtas no Antigo Egito, a raça Basset Hound é relativamente recente. O Basset Hound foi criado na França, durante a Idade Média, supostamente por Monges, para caçar lebres e coelhos em terrenos de cobertura densa e difícil penetração. Esses cães deveriam ser excelentes rastreadores, capazes de manter o anriz perto do chão para perseguir sua presa através do faro.

Embora esteja relacionado intimamente com os bassets franceses, o Basset Hound foi desenvolvido na Grã Bretanha a partir de meados do século 17. Sua apresentação oficial ocorreui no ano de 1883, quando foi reconhecida oficialmente pelo Kennel Clube Britânico.

Imediatamente, surgiram calorosas polêmicas entre os criadores ingleses, divididos nos que procuravam acentuar as qualidades estéticas do cão, e os que desejavam evidenciar as características de farejador, ou seja, de cão de caça. Este conflito, chegou a influir na popularização da raça durante anos. O Basset Hound só se tornou realmente conhecido quando introduzido nos Estados Unidos, onde se tornou um dos mais célebres cães de luxo e de exposição.

Temperamento da Raça Basset Hound

O Basset Hound possui temperamento calmo e amável. É extremamente manso, apegado ao dono e carinhoso. Apresenta um grande instinto de matilha e costuma se dar muito bem com outro animais. É um cachorro brincalhão, amigável e extrovertido. De natureza paciente e extremamente tolerante, é conhecido por ser um grande companheiro para as crianças.

Acostumado a viver na companhia de outros cachorros, o Basset Hound não é um cão agitado; nem agressivo, nem tímido. Gosta de uma boa soneca e não necessita de grandes doses diárias de exercício. Pequenas caminhadas são suficientes para não torná-lo um cão obeso. É também muito conhecido pelo seu inconfundível latido melodioso, forte e profundo.

Ao contrário do que muitos pensam, o Basset Hound é um cachorro de fácil adestramento, mas não aceita métodos de treinamento baseados em punição, e deve mostrar-se indiferente e teimoso nesses casos. O treinamento fica bem mais fácil quando houver uma recompensa envolvida, de preferência um petisco. Guloso por natureza, o cão da raça Basset Hound foi desenvolvido para caçar pelo olfato, portanto é de se esperar que nunca ignore um cheiro interessante. Muito curioso, o Basset Hound é um cão que gosta de investigar e é recomendável que se use guia e coleira durante os passeios para garantir a sua segurança.

Aparência e Descrição da Raça Basset Hound

O Basset Hound é um cão farejador, portanto dotado de uma excepcional capacidade olfativa. É uma raça de cachorro que apresenta as pernas curtas e a sua ossatura é mais pesada em relação a altura do que qualquer outra. Muito resistente no trabalho de campo, o Basset Hound é capaz de fazer grandes caminhadas, apesar das pernas curtas.

A cabeça do Basset Hound pode apresentar uma pequena quantiade de rugas na testa e ao lado dos olhos. O focinho é esguio, não pontudo, com stop moderado e trufa inteiramente preta, com excessão dos cães de cor clara, quando a trufa pode apresentar-se nas cores marrom ou fígado. Os olhos são escuros, de expressão calma e séria, em forma de losango, nem proeminentes, nem inseridos muito profundamente. Os cães de cor clara podem apresentar olhos de cor castanho médio. As orelhas são inseridas abaixo da linha dos olhos, tipicamente longas, muito flexíveis, finas e de textura aveludada. A cauda do Basset Hound é bastante longa, forte na base, afinando para a ponta com moderada quantidade de pelos grossos na parte inferior.

Sua pele é flexível e elástica, mas sem exageros. O pelo do Basset Hound é curto, liso, macio e aderente, denso o suficiente para suportar qualquer condição climática. As cores são geralmente o preto, branco e marrom (tricolor), ou o limão e branco (bicolor), mas todas as cores características dos farejadores são igualmente aceitas, de acordo com o standard internacional da raça.

De porte médio, o tamanho do cão da raça Basset Hound pode variar de 33 a 38 cm, medidos sempre a altura da cernelha.

 
 
  Ficha da Raça
Basset Hound Raça

Basset Hound

País de origem Grã-Bretanha
Nome original Basset Hound
Grupo 6 Sabujos e Farejadores
Utilização Cão Farejador
Porte Médio
Necessidade de exercício diário Média
Temperamento Dócil, Afetuoso, Instintivo
Adestrabilidade Média / Alta
  + Raças
 

Cães de Porte Médio

Border Collie

Schnauzer Standard

Bulldog

Chow Chow

Basset Hound

Pastor Australiano

Cães Sabujos e Farejadores

Basset Hound

Bloodhound

Dálmata

Foxhound Inglês

Petit Basset Griffon Vendéen

Rhodesian Ridgeback

 
  Saiba +
Padrão da Raça (FCI)
Padrão oficial internacional da raça basset hound (CBKC - FCI) - Em português.
Padrão Oficial (AKC)
Padrão oficial na versão do American Kennel Club - Em inglês.
CyberHound
Informações, artigos, eventos, clubes, etc. - Em inglês.
 
 
  Livros

WALTON, Margaret. O Basset Hound, Ed. Nobel, São Paulo, 1998.


BOOTH, Robert E. The Official Book of the Basset Hound, E.U.A., 1999.


NIXON, Marianne R. Basset Hound
E.U.A. 1999.



 
 


© 1997-2014 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.