Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
 

Akita


Akita Inu

 
Akita

Excelente cão de guarda e cão de companhia, o Akita é um cachorro de grande porte do tipo spitz, e é capaz de suportar a vida em regiões de clima extremamente frio. Sua pelagem, em conjunto com sua típica cabeça de expressão forte, oriental, e as orelhas triangulares portadas eretas, são características singulares dessa bela raça de origem japonesa.

História da Raça Akita

O Akita foi desenvolvido na região japonesa de mesmo nome. O então chamado Akita Matagi, era utilizado em tempos antigos nas zonas noro-orientais do país para a caça grossa. Era um animal de porte médio, com traços característicos de raças de cães do tipo spitz. De acordo com os relatos históricos, esse cão, que era utilizado principalmente como caçador de cervos e ursos, é uma das mais antigas raças nativas do Japão.

Mais tarde, a partir do século 17, foram realizados cruzamentos com outras raças, como o Tosa e outros cães do tipo mastiff, e os traços caracterírsticos de spitz desapareceram. Foi então, amplamente utilizado como cão de combate, pela sua constituição robusta e seu temperamento, caracterizado pela coragem que parece não conhecer limites.

Durante a Segunda Guerra Mundial, todos os cães foram confiscados pela polícia, com excessão dos Pastores Alemães, que eram utilizados para fins militares. Era comum durante a guerra, usar a pele dos cães para confeccionar vestes militares. Alguns criadores, aficcionados pela raça japonesa, cruzaram seus cães com pastores alemães para enganar a polícia e evitar o confisco de seus animais. Ao final da guerra, o número de cães da raça Akita estava reduzido drasticamente, e apresentavam treês tipos diferentes. O Akita Matagi, o Akita de Combate e o Akita / Pastor Alemão.

A situação da criação da raça Akita estava bastante confusa e o processo de restauração da raça pura não foi fácil. A popularidade da raça crescia, principalmente a linhagem que exibia os traços de influência da cruza com os mastiff e o Pastor Alemão. No entanto, os criadores não aceitavam essa linhagem com influências de raças estrangeiras e um grande esforço foi feito para voltar ao tipo original. Os criadores realizaram diversos cruzamentos com o Akta Matagi para voltar as características do Akita original.

Esses esforços não foram em vão e os criadores japoneses desta raça obtiveram sucesso, conseguindo estabilizar a raça pura do Akita de porte grande, como conhecemos. Hoje a raça Akita está protegida pelo estado japonês, que proíbe o seu emprego nas rinhas desde 1908 e vela por sua integridade.

Temperamento da Raça Akita

O Akita é cão fiel, calmo, de caráter essencialmente dócil e receptivo. É considerado um cachorro territorial, corajoso, destemido, costuma proteger tanto a família quanto a propriedade. É inteligente e obediente, porém trata-se de uma raça mais indicada para proprietários mais experientes, que saibam conquistar a confiança do cão e disciplinar com firmeza e tranquilidade.

O Akita não costuma ser intolerante com pessoas que ele não conhece, no entanto tende a se mostrar indiferente às pessoas estranhas a sua rotina. De caráter forte e muitas vezes dominante, alguns exemplares podem se mostrar pouco tolerantes em relação a outros cães, principalmente os de mesmo sexo. Somente os cães socializados precocemente apresentam a predisposição para conviver com outros animais. Nestes casos, é indicado que o proprietário possa investir no aprendizado do filhote desde cedo, a fim de evitar que o cão torne-se excessivamente dominante e agressivo com os outros cachorros e demais animais da casa.

Aparência e Descrição da Raça Akita

Trata-se de um cachorro de pelo duro e sub pelo oleoso, excelente para caça na água, pois seu pelo é praticamente impermeável e resistente ao frio. O Akita é um cão de grande porte, expressão atenta e movimentos muito ágeis e precisos. De constituição sólida, construção robusta, muito bem proporcionado e com boa substância, o Akita apresenta um aspecto imponente, caráter prudente, dócil, fiel e afetuoso.

A cabeça do Akita tem tamanho proporcional ao corpo, testa larga, stop definido, com focinho moderadamente comprido, forte, mais largo na raiz e trufa volumosa. Os olhos são moderadamente separados, relativamente pequenos e apresentam formato triangular, de cor marrom escuro. As orelhas são grossas, triangulares, relativamente pequenas e ligeiramente arredondadas nas pontas. A cauda é inserida alta, grossa, portada bem enrolada sobre o dorso.

O pelagem de cobertura é lisa, dura e reta, enquanto o sub pelo é mais macio, denso e oleoso. A cernelha e a garupa são revestidas com um pelo um pouco mais comprido e na cauda o pelo é mais longo do que o resto do corpo. A cor pode ser o vermelho-fulvo, sésamo (vermelho com pontas pretas), tigrado e branco. Todas as cores acima devem apresentar aidna o Urajiro, que é a pelagem esbranquiçada nas laterais do focinho, bochechas, em baixo do queixo, pescoço e ventre, no lado inferior da cauda e parte interna dos membros.

A altura dos cães machos da raça Akita é de 67 cm, medidos sempre a altura da cernelha. Já as fêmeas da raça devem medir cerca de 61 cm, com uma tolerância de 3 cm para mais ou para menos.

 
 
  Ficha da Raça
Akita Raça

Akita

País de origem Japão
Nome orginal Akita
Grupo 5 Spitz e cães do tipo primitivo
Utilização Cão de Companhia
Porte Grande
Necessidade de exercício diário Média / Alta
Temperamento Calmo, Dócil, Fiel, Receptivo
Adestrabilidade Média
  + Raças
 

Cães de Grande Porte

Bloodhound

Schnauzer Gigante

Mastino Napoletano

Pastor Alemão

São Bernardo

Wolfhound Irlandês

Spitz e Cães de Tipo Primitivo

Akita Americano

Chow Chow

Husky Siberiano

Samoieda

Shiba

Spitz Alemão

 
  Saiba +
Padrão da Raça (FCI)
Padrão internacional da raça (CBKC - FCI). - Em português.
Padrão da Raça (AKC)
Padrão oficial da raça, na versão do AKC - Em inglês.
C.P.A.
Site oficial do Clube Paulista do Akita. Contém informações, padrão oficial (FCI), bolsa de filhotes, eventos - Em português.
S.A.K.I.
Sezione Akita Italia. Clube Italiano da raça. Contém links, padrão oficial (FCI) - Em Italiano.
 
  Livros

Akita, Japan Kennel Club Inc., Japan.



DANESI, Giuliano e DANESI, Gaia. Akita Inu, Itália.


 
 


© 1997-2014 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.