Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
Adquira seu Filhote  

Spitz Japonês


Nihon Supittsu / Japanese Spitz

 
Spitz japonês

Spitz Japonês

Inteligente, alegre e valente, o Spitz Japonês é cão que compartilha suas origens com o spitz nórdico. Levado ao Japão, este cão se aclimatou e difundiu-se rapidamente, tornando-se uma das raças mais populares nesse país.

História da raça Spitz Japonês

A hipótese mais provável é que o Spitz Japonês teria como ancestral direto os grandes spitzes brancos, que teriam sido importados da Sibéria e do nordeste chinês no início do século 20 e posteriormente entrecruzados com outros cães canadenses, americanos, australianos e chineses. Cães desta raça foram vistos pela primeira vez em uma exposição canina em Tókio, já em 1921. No período entre 1925 e 1936, diversas raças de cães brancos do tipo spitz foram importados para os trabalhos de aprimoramento genético.

Através desses cruzamentos seletivos, chegou-se ao padrão do Spitz Japonês tal qual conhecemos hoje, e ao final da Segunda Guerra Mundial, o standard que é válido até hoje foi estabelecido oficialmente. O Spitz Japonês ganhou notoriedade após a guerra e os exemplares da nova e aprimorada raça começaram a ser exportados na décda de 1950, chegando à Suécia e posteriormente à Inglaterra, onde obtiveram reconhecimento pelo Kennel Club em 1977. Mais tarde, a raça foi ganhando popularidade, e estabeleceu-se também em outros países, como a Austrália, Estados Unidos e Índia.

Descrição e aparência do Spitz Japonês

Este é um cão descrito como elgante, de aspecto vivaz e digno. Com a aparência típica que compartilha com outros spitzes, este cão é coberto por uma generosa pelagem branca. Assim como outros cães do mesmo tipo, apresenta um característico focinho pontudo, orelhas triangulares e portadas eretas. A cauda também lembra muito outros spitzes, é coberta por longos pelos e enrolada acima do dorso.

A cabeça do Spitz Japonês é considerada moderadamente larga, proporcional ao tamanho do corpo. Com stop bem definido, o focinho é pontudo, com a ponta ligeiramente arredondada e com a trufa preta, pequena e redonda.

Conforme mencionado mais acima, a cauda é inserida alta, moderadamente longa, portada sobre o dorso, com longas e profusas franjas. Como pode-se supor, esta é uma raça especialmente capaz de suportar as temperaturas mais baixas, em grande parte devido a sua vasta pelagem, com a presença de um denso subpelo. A pelagem de corbertura é reta e eriçada, enquanto o subpelo é mais macio e curto. Com exceção da testa, das orelhas, da parte da frente dos antebraços e da parte inferior dos jarretes, todo o corpo do Spitz Japonês é coberto por uma pelagem longa e abundante, especialmente do pescoço até os ombros. Outra característica marcante desta raça é a típica e abundante juba no antepeito. A única cor aceita para a raça é o branco puro, e não há variedades com outras tonalidade de cor.

O tamanho dos cães da raça Spitz Japonês variam de 30 a 38 cm, medidos sempre à altura da cernelha. De acordo com o standard internacional da raça, as fêmeas devem ser ligeiramente menores que os machos.

Temperamento da raça Spitz Japonês

Este é um cão muito ativo, conhecido por sua coragem e lealdade, e apesar de não ser agressivo, costuma alertar os donos sobre a presença ou aproximação de estranhos. É portanto, considerado um extraordiário cão de companhia e também de guarda.

É um cão muito inteligente, brincalhão e muito obediente, em especial quando comparado a outros spitzes de maior porte, por vezes descritos como cães um pouco teimosos. É conhecido ainda por ser um cachorro doce, gentil e especialmente amoroso com as crianças. Todas essas características em conunto, fazem desses cachorros excepcionais cães de família, capazes de conviver em harmonia tanto com as crianaças quanto com pessoas idosas. Assim como outros cães deste tipo, são ainda capazes de manter um ótimo relacionamento com outros animais de estimação, pois sabem muito bem viver em matilha.

Apesar de suportarem as baixas temperaturas, os cães dessa raça foram criados como cães de comapanhia e preferem viver dentro de casa. Apesar de serem brancos e de pelagem longa, são considerados cães de fácil manutenção, a pelgem precisa de cuidados ocasionais mas a escovação costuma ser fácil. A escovação regular e banhos ocasionais costumam ser suficientes para mantê-lo limpo e com o pelo bonito e brilhante.

 
 
  Ficha da Raça
Spitz Japonês Raça

Spitz Japonês

País de origem Japão
Nome orginal Nihon Supittsu
Grupo 5 Spitz e cães do tipo primitivo
Utilização Cão de Companhia
Porte Médio
Necessidade de exercício diário Média / Alta
Temperamento Inteligente, calmo, alegre
Adestrabilidade Alta
  + Raças
 

Cães de Porte Médio

Border Collie

Schnauzer Standard

Spaniel Francês

Bulldog

Chow Chow

Basset Hound

Pastor Australiano

Spitz e Cães de Tipo Primitivo

Akita Americano

Chow Chow

Husky Siberiano

Samoieda

Spitz Japonês

Spitz Alemão

+ Raças de Cães

 
  Saiba +
Padrão da Raça
Padrão oficial internacional da raça Spitz Japonês (CBKC / FCI) - Em português.
 
 
  Livros

N/A

 
 


© 1997-2017 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.