Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
Adquira seu Filhote  

Spaniel Francês


Epagneul Français

 
Spaniel Francês

Spaniel Francês

O Spaniel Francês, ou Epagneul Français, é um cão de tamanho médio, elegante, ágil e musculoso. Considerado um cachorro versátil, equilibrado e dócil, este é um cão de aponte por excelência, e além de ser um perito nessa função, pode ser também utilizado como retriever.

História da raça Spaniel Francês

O Spaniel Francês é um típico cão de caça do mesmo tipo dos setters, e tem em suas origens os cães utilizados para a caça de aves na Idade Média. O mais provável é que seus ancestrais sejam os mesmos que deram origem às diversas raças de spaniels de caça modernos. O primeiro standard da raça foi elaborado no ano de 1891 e foi revisado em muitas ocasiões para adatar-se às diversas evoluções da raça.

Muito popular durante a Idade Média, o Spaniel Francês, conhecido em seu país de origem como Epagneul Français, era o favorito da realeza francesa e amplamente utilizado pela falcoaria e nas atividades de caça de aves. Outras raças foram criadas a partir do cruzamento do Spaniel Francês. O Brittany, por exemplo, anteriormente chamado Brittany Spaniel e conhecido em língua portuguesa como Spaniel Bretão, originou-se provavelmente do cruzamento do Spaniel Francês com o Setter Inglês.

Apesar de ser considerada uma raça de cachorro antiga, o Spaniel Francês era pouco conhecido fora da França até a década de 1970, quando foi introduzido na província canadense de Quebec. Tornou-se um cão popular no Canadá desde então, utilizado geralmente para a caça de galinholas e perdizes.

Descrição e aparência da raça Spaniel Francês

A cabeça deste cão tem comprimento e largura medianos, e é portada orgulhosamente. O focinho é um pouco mais curto do que o crânio, com stop progressivo, moderadamente pronunciado, e trufa bem pigmentada de cor castanha. Os olhos grandes, de formato ovalado, também apresentam cor castanha, que pode variar desde canela ao marrom-escuro, em geral com a coloração próxima às manchas da pelagem. As orelhas são inseridas para trás, ao nível dos olhos, apresentando franjas medianamente longas e onduladas. A cauda, forte na raiz, afina progressivamente para a extremidade e é guarnecida de franjas sedosas, longas e onduladas.

A pelagem do Spaniel Francês é mais longa e ondulada nas orelhas, assim como na parte traseira dos membros e na cauda. O pelo do corpo é plano, sedoso e bem denso, com algumas ondulações atrás do pescoço e acima da raiz da cauda. A cabeça é coberta por uma pelagem mais curta e fina.

A cor da pelagem é o branco e marrom, com manchas moderadas. Pode haver predominância das manchas irregulares, moderadamente manchetado e ruão sem excesso. A tonalidade da cor marrom pode variar do canela ao fígado-escuro. De acordo com o standard internacional, a marcação branca na cabeça (em geral uma fina listra branca) é desejada, mas não obrigatória.

Apesar da aparência geral ser a de um cão grande, o Spaniel Francês é considerado um cachoro de porte médio. O tamanho dos cães machos fica entre 56 e 61 cm, enquanto as fêmeas devem ficar entre 55 e 59 cm, medidos sempre à altura da cernelha.

Temperamento da raça Spaniel Francês

Os cães desta raça costumam apresentar um tempramento típico dos cães de aponte. É considerado um cão calmo, franco, gentil e com entusiasmo para caçar. Assim como outros cachorros deste tipo, é muito sociável com outros cães, não é naturalmente agressivo e convive muito bem com seus semelhantes.

Considerado um inigualável companheiro, em qualquer circunstância, o cão desta raça forma um forte vínculo com seu dono. Como pode-se facilmente presumir, este cão requer um alto nível de atividade física para manter-se em forma. Ativo, forte e resistente, este não é um cachorro indicado para viver confinado a ambientes pequenos, pois precisa exercitar-se diariamente.

 
 
  Ficha da Raça
Spaniel Francês Raça

Spaniel Francês

País de origem França
Nome orginal Epagneul Français
Grupo 7 Cães de Aponte
Utilização Cão de caça
Porte Médio
Necessidade de exercício diário Alta
Temperamento Inteligente, equilibrado, gentil
Adestrabilidade Média / Alta
  + Raças
 

Cães de Porte Médio

Border Collie

Schnauzer Standard

Spaniel Francês

Bulldog

Chow Chow

Basset Hound

Pastor Australiano

Cães de Aponte

Braco Alemão

Pointer

Setter Inglês

Setter Irlandês

Vizsla

Weimaraner

+ Raças de Cães

 
  Saiba +
Padrão da Raça (FCI)
Padrão oficial internacional da raça Spaniel Francês (CBKC / FCI) - Em português.
 
 
  Livros

N/A

 
 


© 1997-2016 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.