Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
 

Pastor Alemão


Deutscher Schäferhund / German Shepherd Dog
 
Pastor Alemão

Pastor Alemão

Os cachorros de pastoreio demonstram coragem, inteligência e combatividade. Além disso, costumam ser fortes, ágeis, velozes e particularmente resistentes às grandes caminhadas e as intempéries. O Pastor Alemão é provavelmente o mais conhecido cão pastor em todo o mundo. É utilizado hoje em dia, como cão de guarda, cão farejador, cão de salvamento, cão guia e de companhia. Muito eficaz para resgate de pessoas feridas, o Pastor Alemão é também um excelente guia de cegos, além de ser um companheiro insuperável.

História da raça Pastor Alemão

- Origem e História da Raça

O Pastor Alemão é uma raça que soube como nenhuma outra conquistar em todo o mundo uma enorme popularidade. Oferece-nos um evidente exemplo de como suas inúmeras e excepcionais qualidades levaram o homem a empregá-lo também em outras atividades, além daquelas típicas de um cão de pastoreio. Além de suas habilidades originais no pastoreio, o também chamado "cão lobo", "Alsaciano" ou ainda "Pastor Alsaciano", converteu-se no cão policial por excelência, esplêndido guardião e protetor, eficaz cão de salvamento, e fiel cão guia.

Orgulho da criação alemã, mas hoje difundido em todo o mundo, o Pastor Alemão descenderia, de acordo com o que alguns acreditam, de lobos cruzados até épocas relativamente recentes com cães domésticos. Mas provavelmente com maior mérito, outras teorias sustentam, ao contrário, que a raça Pastor Alemão é um produto autóctone de Württemberg e da Turingia, regiões onde, desde épocas antigas, seus antepassados desempenhavam tarefas de guardiões de gado. Segundo os que sustentam essa tese, suas origens remontariam ao cão da idade do bronze, entre seis e sete mil anos antes de Cristo, sendo originário da Ásia e difundindo-se por toda a Europa.

A história da raça Pastor Alemão torna-se mais segura a medida em que se aproxima da época moderna. A presença na Alemanha de cães de pastoreio dotados de pelagem clara já está documentada no século 7 D.C., mas em torno de 1600, a pelagem clara foi proscrita, um indício de que talvez, com o passar do tempo, a função desses cachorros havia-se transformado.

De qualquer forma, a partir de exemplares destes antigos cães alemães, precisamente em 1895 inicia-se a seleção que conduzirá em poucos anos a fixar as características de um autêntica raça de pastores alemães, em boa parte por mérito de um apaixonado cinófilo chamado Von Stephanitz, com quem colaboraram criadores de grande competência. A zona de criação compreendia Württemberg, e as regiões de Hesse, Turingia e Baviera. Pouco tempo depois, foi fundado a primeira associação de criadores da raça pastor Alemão, a Verein für Deutsche Schäferhunde, que deu impulso à criação e aperfeiçoamento da raça, atraindo a atenção e o interesse de criadores e cinófilos do mundo inteiro.

Com o passar dos anos, o aperfeiçoamento das características físicas foi acompanhado de uma notável diversificação no emprego desses cães. O caráter e particularmente a sua alta capacidade de atenção, seus dotes de fidelidade e coragem, a grande robustez física e a agudez dos sentidos fizeram do Pastor Alemão um cão capaz de desempenhar as mais diversas tarefas, conforme já descritas acima, e ao mesmo tempo mantendo-se por instinto atávico um excelente cão pastor, condutor vigilante e defensor esforçado dos animais que o homem lhe confia.

Temperamento da raça Pastor Alemão

Conhecido por sua notável inteligência e aptidão ao treinamento, o Pastor Alemão é um cão essencialmente dócil, amoroso com seus familiares e de caráter calmo e tranquilo. É, sem dúvida, um cão ativo, de porte atlético, muito rápido e ao mesmo tempo resistente, dotado de uma espetacular auto-confiança. O caráter é uma das qualidades mais importantes da raça. É um cachorro equilibrado, apresenta grande desenvoltura, atitude vigilante, incorruptibilidade, fidelidade e muita coragem na defesa.

O Pastor Alemão é um cão atento, curioso, sempre disposto a agradar. Gosta da presença de seus dono e familiares e procura manter-se sempre por perto. É recomendável a socialização precoce para evitar que o cão desta raça possa tornar-se super-protetor em relação a família e seu território. Obediente e sempre disposto a aprender, o Pastor Alemão não é inclinado a fazer amizades com estranhos de imediato, devido a seu caráter protetor. No entanto, não é traiçoeiro, e não ataca inadvertidamente. Demonstra coragem e dureza na defesa do dono e do seu território, Diante de estranhos, demonstra desembaraço e segurança.

Por sua origem e grande capacidade em desempenhar funções relacionadas ao pastoreio, se relaciona bem com outros cães e também com outros animais domésticos. Dotado de um temperamento equilibrado, o cão Pastor Alemão se relaciona bem com as crianças, costuma ser muito tolerante e mostra-se um espetacular companheiro durante as brincadeiras.

Cuidados com o Pastor Alemão

Essa raça é considerada muito ativa e é recomendado que os cães sejam estimulados através de exercícios regulares. Estímulos físicos e mentais ajudam o Pastor Alemão a se tornar um cão saudável e feliz. Como é um cão muito apegado à família, os cães dessa raça adoram as brincadeiras e as aulas de adestramento.

A pelagem dos cães desta raça necessita de cuidados moderados, tanto para a variedade de pelagem curta, quanto para a longa. Em geral, a escovação regular é suficiente para manter o pelo sempre brilhante e bonito, o mais recomendado é escovar de três a quatro vezes por semana. Os banhos regulares também são importantes para manter a pelagem saudável. Durante o verão, os banhos podem ser mensais ou até quinzenais. Evite os banhos quando o tempo estiver muito frio, e durante o inverno procure deixá-lo completamente seco após os banhos e sempre seque bem as orelhas. Apesar das orelhas do pastor Alemão não serem caídas, a limpeza regular é recomendada para esta raça, o ideal é repetir a limpeza de orelhas a cada quinze dias.

Alguns cães desta raça, em especial aqueles menos ativos fisicamente, como por exemplo os animais mais velhos, podem precisar do corte de unhas de quando em quando. Procure observar se as unhas não estão muito grandes, e caso o seu cachorro não esteja afiando as unhas adequadamente, é importante mantê-las aparadas.

Descrição e aparência da raça Pastor Alemão

O Pastor alemão é um cachorro bem balanceado, apresenta estrutura levemente alongada, robusta e musculosa; sólida, porém de ossatura fina. A cabeça tem tamanho proporcional ao corpo, com focinho relativamente longo, stop moderadamente marcado e trufa preta, muito bem pigmentada. Os olhos de formato amendoado, são de tamanho médio, sutilmente oblíquos e não proeminentes, de cor escura.

As orelhas do Pastor Alemão são de tamanho médio, eretas, portadas elevadas e alinhadas, sem inclinação lateral. A cauda é longa, estendendo-se até pelo menos a ponta do jarreta, apresentando uma pelagem ligeiramente mais longa na sua porção inferior.

O Pastor Alemão é criado nas variedades de pelo com camada dupla e de pelo externo longo e duro, ambas com a presença de sub pelo.

Pelo de camada dupla: O pelo de cobertura é denso, duro e fechado. Apresenta-se mais curto na cabeça, incluindo a parte interna das orelhas, a face cranial dos membros, pastas e dedos, sendo mais longo e denso no pescoço.

Pelo externo longo e duro: nesta variedade o pelo externo é longo, macio e não tão fechado, apresentando tufos nas orelhas e nos membros. No pescoço, a pelagem é um pouco mais longa, densamente coberta, quase formando uma juba.

A cor da pelagem da raça Pastor Alemão é o preto com marcas marrom avermelhado, marrom e amarela, até a cinza claro. Preto unicolor ou cinza com um sombreado mais escuro (encarvoado); máscara e manto pretos.

O Pastor Alemão é um cachorro de porte grande. O tamanho dos cães machos fica entre 60 e 65 cm. As fêmeas tem entre 55 e 60 cm de altura, medidos sempre a altura da cernelha. O peso das fêmeas fica entre 22 e 32 kg, enquanto os machos da raça Pastor Alemão devem pesar de 30 a 42 kg.

 
  Ficha da Raça
Pastor Alemão Raça

Pastor Alemão

País de origem Alemanha
Nome original Deutscher Schäferhund
Grupo 1 Cães Pastores e Boiadeiros
Utilização Pastoreio, Guarda e Trabalho
Porte Grande
Necessidade de exercício diário Alta
Temperamento Dócil, Equilibrado, Vigilante
Adestrabilidade Muito Alta
  + Raças
 

Cães de Grande Porte

Bloodhound

Schnauzer Gigante

Mastino Napoletano

Pastor Alemão

São Bernardo

Wolfhound Irlandês

Cães Pastores e Boiadeiros

Australian Cattle Dog

Collie

Old English Sheepdog

Pastor Belga

Pastor de Shetland

 
  Saiba +
Padrão da Raça (FCI)
Padrão oficial internacional da raça Pastor Alemão (CBKC - FCI) - Em português.
Padrão Oficial (AKC)
Padrão oficial da raça Pastor Alemão, na versão do AKC - Em inglês.
Artigo do Blog
Artigo do Blog Guia de Raças sobre a raça Pastor Alemão - Em português.
SBCPA
Site oficial da Sociedade Brasileira de Cães Pastores Alemães - Em português.
 
  Livros

SCHWABACHER, Joseph.
O Pastor Alemão.
São Paulo, Nobel, 1984.

NICHOLAS, Anna Katherine.
Book of the
German Shepherd Dog.
E.U.A., 1985.


 
 


© 1997-2014 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.