Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
 

Pastor Alemão


Deutscher Schäferhund / German Shepherd Dog
 

Pastor Alemão
Pastor Alemão

Os cachorros de pastoreio demonstram coragem, inteligência e combatividade. Além disso, costumam ser fortes, ágeis, velozes e particularmente resistentes às grandes caminhadas e as intempéries. O Pastor Alemão é provavelmente o mais conhecido cão pastor em todo o mundo. É utilizado hoje em dia, como cão de guarda, cão farejador, cão de salvamento, cão guia e de companhia. Muito eficaz para resgate de pessoas feridas, o Pastor Alemão é também um excelente guia de cegos, além de ser um companheiro insuperável.

História da raça Pastor Alemão

O Pastor Alemão é uma raça que soube como nenhuma outra, conquistar em todo o mundo uma enorme popularidade. Oferece-nos um evidente exemplo de como suas inúmeras e excepcionais qualidades levaram o homem a empregá-lo também em outras atividades, além daquelas típicas de um cão de pastoreio. Além de suas habilidades originais no pastoreio, o também chamado "cão lobo", "Alsaciano" ou ainda "Pastor Alsaciano", converteu-se no cão policial por excelência, esplêndido guardião e protetor, eficaz cão de salvamento, e fiel cão guia.

Orgulho da criação alemã, mas hoje difundido em todo o mundo, o Pastor Alemão descenderia, de acordo com o que alguns acreditam, de lobos cruzados até épocas relativamente recentes com cães domésticos. Mas provavelmente com maior mérito, outras teorias sustentam, ao contrário, que a raça Pastor Alemão é um produto autóctone de Württemberg e da Turingia, regiões onde, desde épocas antigas, seus antepassados desempenhavam tarefas de guardiões de gado. Segundo os que sustentam essa tese, suas origens remontariam ao cão da idade do bronze, entre seis e sete mil anos antes de Cristo, sendo originário da Ásia e difundindo-se por toda a Europa.

A história da raça Pastor Alemão torna-se mais segura a medida em que se aproxima da época moderna. A presença na Alemanha de cães de pastoreio dotados de pelagem clara já está documentada no século 7 D.C., mas em torno de 1600, a pelagem clara foi proscrita, um indício de que talvez, com o passar do tempo, a função desses cachorros havia-se transformado.

De qualquer forma, a partir de exemplares destes antigos cães alemães, precisamente em 1895 inicia-se a seleção que conduzirá em poucos anos a fixar as características de um autêntica raça de pastores alemães, em boa parte por mérito de um apaixonado cinófilo chamado Von Stephanitz, com quem colaboraram criadores de grande competência. A zona de criação compreendia Württemberg, e as regiões de Hesse, Turingia e Baviera. Pouco tempo depois, foi fundado a primeira associação de criadores da raça pastor Alemão, a Verein für Deutsche Schäferhunde, que deu impulso à criação e aperfeiçoamento da raça, atraindo a atenção e o interesse de criadores e cinófilos do mundo inteiro.

Com o passar dos anos, o aprefeiçoamento das características físicas foi acompanhado de uma notável diversificação no emprego desses cães. O caráter e particularmente a sua alta capacidade de atenção, seus dotes de fidelidade e coragem, a grande robustez física e a agudez dos sentidos fizeram do Pastor Alemão um cão capaz de desempenhar as mais diversas tarefas, conforme já descritas acima, e ao mesmo tempo mantendo-se por instinto atávico um excelente cão pastor, condutor vigilante e defensor esforçado dos animais que o homem lhe confia.

Temperamento da raça Pastor Alemão

Conhecido por sua notável inteligência e aptidão ao treinamento, o Pastor Alemão é um cão essencialmente dócil, amoroso com seus familiares e de caráter calmo e tranquilo. É, sem dúvida, um cão ativo, de porte atlético, muito rápido e ao mesmo tempo resistente, dotado de uma espetacular auto-confiança. O caráter é uma das qualidades mais importantes da raça. É um cachorro equilibrado, apresenta grande desenvoltura, atitude vigilante, incorruptibilidade, fidelidade e muita coragem na defesa.

O Pastor Alemão é um cão atento, curioso, sempre disposto a agradar. Gosta da presença de seus dono e familiares e procura manter-se sempre por perto. É recomendável a socialização precoce para evitar que o cão desta raça possa tornar-se super-protetor em relação a família e seu território. Obediente e sempre disposto a aprender, o Pastor Alemão não é inclinado a fazer amizades com estranhos de imediato, devido a seu caráter protetor. No entanto, não é traiçoeiro, e não ataca inadvertidamente. Demonstra coragem e dureza na defesa do dono e do seu território, Diante de estranhos, demonstra desembaraço e segurança.

Por sua origem e grande capacidade em desempenhar funções relacionadas ao pastoreio, se relaciona bem com outros cães e também com outros animais domésticos. Dotado de um temperamento equilibrado, o cão Pastor Alemão se relaciona bem com as crianças, costuma ser muito tolerante e mostra-se um espetacular companheiro durante as brincadeiras.

Descrição e aparência da raça Pastor Alemão

O Pastor alemão é um cachorro bem balanceado, apresenta estrutura levemente alongada, robusta e musculosa; sólida, porém de ossatura fina. A cabeça tem tamanho proporcional ao corpo, com focinho relativamente longo, stop moderadamente marcado e trufa preta, muito bem pigmentada. Os olhos de formato amendoado, são de tamanho médio, sutilmente oblíquos e não proeminentes, de cor escura.

As orelhas do Pastor Alemão são de tamanho médio, eretas, portadas elevadas e alinhadas, sem inclinação lateral. A cauda é longa, estendendo-se até pelo menos a ponta do jarreta, apresentando uma pelagem ligeiramente mais longa na sua porção inferior.

O Pastor Alemão é criado nas variedades de pelo com camada dupla e de pelo externo longo e duro, ambas com a presença de sub pelo.

Pelo de camada dupla: O pelo de cobertura é denso, duro e fechado. Apresenta-se mais curto na cabeça, incluindo a parte interna das orelhas, a face cranial dos membros, pastas e dedos, sendo mais longo e denso no pescoço.

Pelo externo longo e duro: nesta variedade o pelo externo é longo, macio e não tão fechado, apresentando tufos nas orelhas e nos membros. No pescoço, a pelagem é um pouco mais longa, densamente coberta, quase formando uma juba.

A cor da pelagem da raça Pastor Alemão é o preto com marcas marrom avermelhado, marrom e amarela, até a cinza claro. Preto unicolor ou cinza com um sombreado mais escuro (encarvoado); máscara e manto pretos.

O Pastor Alemão é um cachorro de porte grande. O tamanho dos cães machos fica entre 60 e 65 cm. As fêmeas tem entre 55 e 60 cm de altura, medidos sempre a altura da cernelha. O peso das fêmeas fica entre 22 e 32 kg, enquanto os machos da raça Pastor Alemão devem pesar de 30 a 42 kg.

 
  Ficha da Raça
Pastor Alemão Raça

Pastor Alemão

País de origem Alemanha
Nome original Deutscher Schäferhund
Grupo 1 Cães Pastores e Boiadeiros
Utilização Pastoreio, Guarda e Trabalho
Porte Grande
Necessidade de exercício diário Alta
Temperamento Dócil, Equilibrado, Vigilante
Adestrabilidade Muito Alta
  + Raças
 

Cães de Grande Porte

Bloodhound

Schnauzer Gigante

Mastino Napoletano

Pastor Alemão

São Bernardo

Wolfhound Irlandês

Cães Pastores e Boiadeiros

Australian Cattle Dog

Collie

Old English Sheepdog

Pastor Belga

Pastor de Shetland

 
  Saiba +
Padrão da Raça (FCI)
Padrão oficial internacional da raça Pastor Alemão (CBKC - FCI). - Em português.
Padrão Oficial (AKC)
Padrão oficial da raça Pastor Alemão, na versão do AKC - Em inglês.
Pastor Alemão
Artigo do Blog Guia de Raças sobre a raça Pastor Alemão - Em português.
SBCPA
Site oficial da Sociedade Brasileira de Cães Pastores Alemães - Em português.
 
  Livros

SCHWABACHER, Joseph.
O Pastor Alemão.
São Paulo, Nobel, 1984.

NICHOLAS, Anna Katherine.
Book of the
German Shepherd Dog.
E.U.A., 1985.


 
 


© 1997-2014 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.