Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
 
HOME
RAÇAS
CÃES RAROS
GATOS
CAVALOS
FILHOTES
CÃES EM DESTAQUE
BULLDOG FRANCÊS
DOGUE ALEMÃO
VIZSLA
BICHON FRISÉ
CÃES DE GUARDA
CÃES PASTORES
TUDO SOBRE CACHORROS
CACHORROS
RAÇAS DE CACHORROS
GRUPOS CANINOS
CÃES PEQUENOS
CÃES MÉDIOS
CÃES GRANDES




RAÇAS POPULARES
RAÇAS DE A a Z
JOGOS DE CACHORROS
NOMES DE CACHORROS
FOTOS DE CACHORROS
CRIADORES
ANUNCIE
 
 
 
 

Bichon Frisé


Bichon À Poil Frisé
 

Bichon Frisé
Bichon Frisé

O Bichon Frisé é um típico cão de companhia, considerado por muitos um cachorro maravilhoso para viver em apartamento, em grande parte por seu temperamento afetuoso, mas também por sua beleza e porte pequeno.

História da Raça Bichon Frisé

De origem franco-belga, esta é uma raça muito antiga, descendente da raça Barbet e do Poodle Standard. Antes mesmo do reconhecimento internacional e da publicação do primeiro standard da raça Bichon Frisé, os bichons já eram divididos em quatro variedades: O Bichon maltês, o Bichon Bolonhês, o Bichon Havanês e o então chamado Bichon Teneriffe.

O bichon se difundiu principalmente na Espanha, e acredita-se que os marinheiros espanhois introduziram a raça a ilha canária de Teneriffe. No século 14, a raça teria sido levada de volta ao continente nas mãos de marinheiros italianos, onde se tornaram os prediletos pela aristocracia italiana. Nessa mesma época, o então chamado Teneriffe, ou Bichon obteve enorme sucesso também na Espanha e na França.

Esta raça foi reconhecida inicialmente pela França em 1933, quando foi publicado o primeiro standard pelo Kenel Clube Francês. Como a raça era conhecida nesse momento por dois nomes distintos, Bichon e Teneriffe, foi proposta pela Federação Cinológica Internacional uma unificação com base nas características da raça. Foi então convencionado o nome Bichon Frisé, em referência ao tipo de pelagem cacheada, que o difere das outras variedades de bichons.

Temperamento da Raça Bichon Frisé

O Bichon Frisé é um simpático cão de pequeno porte, alegre, festivo e dócil. É bastante ativo, gosta de brincar e precisa exercitar-se regularmente. Trata-se de um cão educado, sensível, brincalhão e carinhoso. É uma raça considerada exigente, gosta e precisa de atenção e prefere sempre estar em companhia da sua família.

O Bichon Frisé é um cachorro essencialmente sociável e adora a interação com o dono durante as brincadeiras e passeios. É um cachorro afetuoso, inteligente e, sem dúvida, encantador. Muito ativo e cheio de energia, o Bichon Frisé costuma se relacionar bem com crianças e está sempre pronto a brincadeiras e a acompanhar o ritmo acelerado dos pequenos. De natureza tranquila, o Bichon Frisé também costuma se relacionar muito bem com outros cães e outros animais domésticos.

Esta é uma raça considerada muito inteligente e costuma aceitar o adestramento sem problemas. Obediente, o Bichon Frisé deve ser estimulado desde filhote através de brincadeiras e jogos para que responda bem ao adestramento básico de obediência.

Aparência e Descrição da Raça Bichon Frisé

O Bichon Frisé é um cão alegre e jovial. De porte pequeno, apresenta movimentação viva, com porte da cabeça alto e orgulhoso. A cabeça apresenta tamanho em harmonia com o do corpo, focinho de comprimento médio, com stop pouco acentuado e trufa arredondada, bem preta, de textura fina e brilhante.

Os olhos são escuros, de tamanho médio e forma mais arredondada do que amendoada, de olhar muito vivaz. As bordas dos olhos do e as pálpebras são escuras. As orelhas são caídas e bem revestidas de pelos finos, frisados e longos. A cauda é implantada um pouco mais abaixo da linha superior que a do Poodle, normalmente levada alta e graciosamente curvada na linha do dorso, sem ser enrolada e a pelagem pode cair sobre o dorso.

A pelagem do Bichon Frisé é fina e sedosa, bem solta, encaracolada, semelhante ao pela da cabra da Mongólia. Não é liso, nem encordoado e o comprimento pode variar de 7 a 10 cm. A cor da pelagem é o branco puro. Assim como acontece em outras raças, como por exemplo o Poodle, a pelagem do Bichon Frisé cresce continuamente, necessitando tosa regular.

De pequeno porte, a altura máxima desejada para os cães da raça Bichon Frisé é de 30 cm, medidos sempre a altura da cernelha.

 
  Ficha da Raça
Bichon Frisé Raça

Bichon Frisé

País de origem Bélgica / França
Nome orginal Bichon À Poil Frisé
Grupo 9 Cães de Companhia
Utilização Cão de Companhia
Porte Pequeno
Necessidade de exercício diário Média / Alta
Temperamento Dócil, Alegre, Jovial
Adestrabilidade Média / Alta
  + Raças
 

Cães de Pequeno Porte

Beagle

Bichon Frisé

Lhasa Apso

Lulu da Pomerânia

Maltês

Dachshund

Yorkshire Terrier

Cães de Companhia

Buldogue Francês

Chihuahua

Pequinês

Pug

Poodle

Griffon de Bruxelas

+ Raças de Cães

 
  Saiba +
Padrão da Raça (FCI)
Padrão oficial internacional da raça Bichon Frisé. (CBKC - FCI) - Em Português.
Padrão da Raça (AKC)
Padrão oficial da raça Bichon Frisé na versão do American Kennel Club (AKC) - Em inglês
Bichon Club of America
Conheça o site oficial do Bichon Frisé Club of America Inc. - Em inglês.
Bichon Frisé in Fine Art
Veja o Bichon Frisé em quadros de artistas famosos - Em inglês.
 
  Livros


NICHOLAS, Anna Katherine. The World of the Bichon Frise E.U.A., 1996.


RANSOM, Jackie. The Bichon Frise Today
E.U.A., 1999)



 
 


© 1997-2015 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.