Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
Adquira seu Filhote
HOME
RAÇAS
CÃES RAROS
GATOS
CAVALOS
FILHOTES
CÃES EM DESTAQUE
BULLDOG FRANCÊS
DOGUE ALEMÃO
VIZSLA
BICHON FRISÉ
CÃES DE GUARDA
CÃES PASTORES
TUDO SOBRE CACHORROS
CACHORROS
RAÇAS DE CACHORROS
GRUPOS CANINOS
CÃES PEQUENOS
CÃES MÉDIOS
CÃES GRANDES




RAÇAS POPULARES
RAÇAS RARAS
RAÇAS DE A a Z
JOGOS DE CACHORROS
NOMES DE CACHORROS
FOTOS DE CACHORROS
CRIADORES
ANUNCIE
 
 
 
 

Buldogue Francês


Bulldog Francês

/ Bouledogue Français / French Bulldog
 
Buldogue Francês
Buldogue Francês - Willie the Warlord - George Adams

Alguns dizem que o Buldogue Francês é uma raça francesa por excelência, outros estão certos de que se trata de uma variação de mini bulldogs ingleses que teriam sido descartados para reprodução devido ao tamanho e peso muito reduzidos.

História da Raça Buldogue Francês

A verdadeira origem do Buldogue Francês, assim como a de tantas outras raças de cães, permanece incerta. Segundo a maioria dos cinólogos franceses, esta seria uma raça de fato originária da França, obtida através de cruzamentos, empregando cães de uma variedade pouco conhecida, porém frequente nos subúrbios parisienses, e reprodutores importados da Bélgica. Através de uma cuidadosa seleção, teriam sido obtidos com o passar do tempo exemplares que permitiram fixar o standard da raça.

De acordo com esta teoria, o Buldogue Francês seria, então, uma raça antiga, embora somente desde o século 19 exista na sua forma atual. Não havia naquela época carregador, açougueiro ou cocheiro dos bairros baixos de Paris que não tivesse o seu "dogue", que lamentavelmente participavam de sangrentos combates em torneios, realizados com bastante frequência.

No entanto, de acordo com vários autores ingleses, o Buldogue Francês descenderia do Bulldog, a típica raça britânica. Os defensores dessa hipótese, que explicaria mais facilmente a origem do termo "bouledogue", sustentam que a raça teria vindo dos menores exemplares das ninhadas do Bulldog. Esses cães, que reuniam todas as características que se enquadravam perfeitamente ao padrão do Bulldog porém com dimensões reduzidas e peso entre 9 e 11 kg, eram chamados de "miniatura" e constituíram uma variedade a parte. Esses pequenos cães, exportados principalmente à Normandia, teriam sido cruzados com cães terriers, a fim de se obter um cachorro de trabalho que tivesse a capacidade de caçar roedores.

Os autores que sustentam essa teoria, afirmam portanto, que o Buldogue Francês não é autóctone da França, e seria derivado de fato desses mini bulldogs ingleses, que a partir da participação de várias outras raças, teria evoluído, permitindo as substanciais modificações físicas e psíquicas que diferenciam notavelmente ambos os tipos.

O primeiro Clube da raça Buldogue Francês foi fundado em 1880 em Paris e o registro de um cão da raça foi incluído pela primeira vez em 1885. O primeiro standard da raça, foi redigido em 1898, mesmo ano em que foi oficialmente reconhecida.

Temperamento da raça Buldogue Francês

O Buldogue Francês é um cão inteligente, brincalhão e extrovertido. Bem comportado e de fácil adaptação, o Buldogue Francês é vivaz, conhecido por sua característica alegria e mostra-se muito sociável com seus familiares, especialmente em relação às crianças. É considerado um cachorro bastante companheiro e requer contato próximo com os seres humanos. Tranquilo e quieto, o Buldogue Francês é muito apreciado como cão de companhia, pois além da afetuosidade e da natureza doce e companheira, é conhecido por não ser um latidor, e de fato, é uma raça que late muito pouco. O Buldogue Francês é carinhoso, especialmente paciente e tolerante com as crianças, e desde que acostumado enquanto filhote, pode conviver bem com outros cães e demais animais de estimação.

Como todo cão de nariz achatado, O Buldogue Francês não pode viver ao ar livre pois não é capaz de controlar sua temperatura interna através da respiração com facilidade, como fazem os cães de focinho comprido. É necessário um cuidado grande nesse aspecto, principalmente em dias quentes e secos, ou ainda durante as brincadeiras ou qualquer tipo de exercício físico. Não é uma raça que exige muita atividade física, mas como qualquer cachorro precisa exercitar-se regularmente, mesmo que seja através de passeios diários de coleira.

Descrição e aparência da raça Buldogue Francês

O Buldogue Francês é um típico cão molosso de pequeno porte. É um cachorro muito forte para o seu pequeno tamanho, possui proporções compactas e pelagem macia. A aparência da raça Buldogue Francês é a de um animal ativo e inteligente, musculoso e com sólida estrutura óssea.

A cabeça é forte, larga, quadrada, e a pele forma pregas e rugas quase simétricas. Os olhos são escuros, de expressão alerta e de inserção baixa, bem longe da trufa e das orelhas. O focinho é curto, com trufa larga, arrebitada, e apresenta um stop bem definido. As orelhas são de tamanho médio, inseridas no alto da cabeça, largas na base e arredondadas na ponta, de pele fina e macia ao toque. A cauda dos cães da raça Buldogue Francês é curta, de inserção baixa na garupa, mais grossa na raiz, com formato em espiral ou naturalmente quebrada e afilada na ponta.

O Buldogue Francês apresenta uma linda pelagem, moderadamente fina, brilhante, rasa, cerrada e macia. De acordo com o standard oficial da raça Buldogue Francês, as cores aceitas são duas: o fulvo, tigrado ou não, com manchas médias ou predominantes; e o fulvo uniformemente colorido, tigrado ou não, com manchas limitadas (pied). A pele desta raça é macia e solta, especialmente na cabeça e nos ombros.

De pequeno porte, o peso do Buldogue Francês não deve ser inferior a 8 kg, ou superior a 14 kg. A altura da raça deve ser sempre proporcional ao peso do cachorro.

 
 
  Ficha da Raça
Buldogue Francês Raça

Buldogue Francês

País de origem França
Nome original Bouledogue Français
Grupo 9 Cães de Companhia
Utilização Cão de Guarda e Companhia
Porte Pequeno
Necessidade de exercício diário Média
Temperamento Sociável, Alegre, Afetuoso
Adestrabilidade Alta
  + Raças
 

Cães de Pequeno Porte

Beagle

Bichon Frisé

Lhasa Apso

Lulu da Pomerânia

Maltês

Dachshund

Yorkshire Terrier

Cães de Companhia

Buldogue Francês

Chihuahua

Pequinês

Pug

Poodle

Griffon de Bruxelas

+ Raças de Cães

 
  Saiba +
Padrão da Raça (FCI)
Padrão internacional da raça Buldogue Francês (CBKC-FCI) - Em português
Padrão da Raça (AKC)
Padrão oficial da raça Buldogue Francês na versão do American Kennel Club (AKC) - Em inglês
Bulldog Inglês
Veja também as informações sobre a raça Bulldog Inglês
 
 
  Livros

MULIN, Jacques. - Bulldog Francês / French Bulldog - Ed. Espanhola, 2007



SCOTT, Juliet. - French Bulldog Purse Notes - by Graphique de France
.



RICCIOTTI, Lisa - The Essential Guide for the French Bulldog Lover - Breed Lover's Guide.


 
 


© 1997-2015 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.