Guia de Raças Cavalos
Cavalos
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
Cavalos

Equitação de Trabalho

 
Hipismo - Equitação de Trabalho

Equitação de Trabalho

A equitação de trabalho é uma modalidade esportiva muito conhecida na Europa, onde os melhores cavaleiros são os portugueses. É uma modalidade em que todos podem participar, com qualquer cavalo, de qualquer raça, idade ou experiência.

Tem como objetivo demonstrar as habilidades do cavalo de sela e a destreza do cavaleiro. A competição é composta por etapas distintas e disputas individuais, (Ensino, Maneabilidade e Velocidade), nas quais o cavaleiro monta sempre o mesmo cavalo.

Por gerações, o homem vem utilizando cavalos para o trabalho no campo. Estes animais devem possuir habilidades atléticas e morais diferenciadas, para que possam vencer os obstáculos que se apresentam com eficiência e segurança. Ágeis, no entanto controlados; fortes, mas sensíveis. Um delicado e necessário equilíbrio.

A prova de Equitação de Trabalho foi idealizada para pôr estas qualidades à prova em pista. Criada por italianos e franceses, a modalidade nasceu da ideia de reunir em uma única competição conjuntos de origens diversas, a fim de demonstrar o trabalho diário de campo num simulacro de obstáculos e situações reais. De pequenas competições regionais, a prova expandiu-se rapidamente, mais tarde contando com a participação de espanhóis e portugueses.

A participação dos diferentes países possibilitou o nascimento, em 1998, de um Campeonato da Europa de Equitação de Trabalho. Para tanto, desenvolveu-se um regulamento comum aos quatro países, com o objetivo de unificar os conceitos eqüestres, respeitando, porém, as diferentes tradições da lida no campo.

Cada país utiliza o cavalo típico de sua região. Os italianos usam os maremenhos, animais da região da Marema, na Toscana, de porte semelhante ao puro sangue inglês, com algumas características do quarto de milha. Os franceses utilizam camargueses, animais de pequeno porte da região da Camarga, que lembram pôneis, exceto pelo tamanho. Os espanhóis, um animal que é o resultado de uma cruza de anglo-hispano-árabes. Os portugueses, utilizam o puro sangue lusitano. Equipamentos e trajes são típicos de cada região, definidos pelo regulamento de cada país.

 
 


© 1997-2017 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.