Guia de Raças Cavalos
Cavalos
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
Cavalos

Mangalarga


Mangalarga Paulista

 
Cavalo Mangalarga
Raça Mangalarga - Foto: ABCCRM - Zurich do PEC
O Mangalarga é hoje uma das mais importantes raças brasileiras, desenvolvida a partir do cruzamento de cavalos das raças Alter e Andaluz, trazidos da Península Ibérica pelos colonizadores. Inicalmente a raça Mangalarga foi criada no sul do estado de Minas Gerais e posteriormente em São Paulo.

Contudo, devida a diferença topográfica e cultural da região que exigia do cavalo mais resistência e facilidade de galope, iniciou-se uma nova seleção em outra direção e, devido a isso, o Mangalarga é comumente denominado Mangalarga Paulista, para evitar que se confunda com o Mangalarga Marchador.
A raça Mangalarga foi, então, aperfeiçoada através de novos cruzamentos entre cavalos PSI, Árabe, Anglo-Árabe e American Saddle Horse.

O cavalo Mangalarga é um cavalo de sela, destinado principalmente aos esportes hípicos e ao trabalho. É um cavalo extremamente resistente, capaz de percorrer grandes ditâncias.

Umas das principais características da raça Mangalarga é a marcha trotada, que diferencia-se do trote por manter um tempo ínfimo de suspensão entre os apoios (quando o animal fica totalmente desligado do solo).
 
 
  Saiba +
ABCCRM
Web-site oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga - Em português.
 
 
 
  Livros

N/A


 
 


© 1997-2016 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.