Guia de Raças Cavalos
Cavalos
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
Cavalos

Hipismo

 
Hipismo

Hipismo

Comprendendo todas as práticas desportivas envolvendo estes belos e elgantes animais, o hipismo é a arte de montar a cavalo, e envolve todas as atividades esportivas, olímpicas ou não-olímpicas. Entre as atividades olímpicas, destacam-se aquelas que fazem parte do pentatlo moderno, que integram os jogos desde 1912. Como exemplos, podemos o dressage (adestramento) e as provas de salto.

Dressage

No dressage, cada conjunto deve realizar uma série de movimentos chamados de figuras, algumas delas obrigatórias, com diferentes graus de dificuldade. Cada figura deve ser executada com a maior exatidão possível. Os juízes atribuirão as notas exigindo uma perfeita sintonia entre o cavaleiro e o cavalo (conjunto), levando em consideração os quesitos disciplina, elegância e prontidão.

Salto

Objetivo do conjunto nas provas de salto é o de transpor entre 10 e 15 obstáculos ordenados em uma pista pré configurada com extensão entre 700 e 900 metros. Dependendo da categoria, a altura de cada obstáculo pode variar entre 40 cm e 1,65 m. Na chamada Equitação Fundamental, a altura máxima dos obstáculos é de 90 cm. O vencedor da prova é o conjunto que terminar o percurso o mais próximo possível do tempo ideal. Para se determinar o tempo ideal usa-se a extensão do percurso em metros dividido pela velocidade da prova e multiplica-se por 0,95. Para a pista de 1 metro, o cavaleiro pode escolher se prefere saltar no tempo ideal ou no cronômetro. Já para as demais alturas, vence quem acabar a prova mais rápido e com menos faltas.

Concurso Completo de Equitação - CCE

O Concurso Completo de Equitação, também conhecido como CCE pode ser considerado como um triatlo equestre, reunindo provas de adestramento, salto e cross-country. Este tipo de prova pode ser disputada em dois formatos: um dia (ODE) e três dias (3DE), não sendo permitido neste último caso a troca de cavalo uma vez que se iniicie a prova. Trata-se de uma prova completa, na qual o conjunto deve mostrar habilidade em diversas situações.

Provas Não Olímpicas

Entre as provas não olímpicas, podemos citar o Enduro, que é uma prova de longa distância disputada por etapas; o Volteio, que consiste na execução de movimentos de Ginástica Artística sobre o cavalo em movimento; a Atrelagem, que são provas de adestramento, maratona e corrida de obstáculos onde participam um, dois ou quatro cavalos puxando uma charrete; a Prova de Rédeas, onde o cavaleiro deve demonstrar o domínio sobre todos os movimentos do animal, valorizando a concentração e a harmonia do conjunto; e finalmente o Pólo Equestre, praticado por dois times de quatro cavaleiros, que devem competir em uma partida de quatro a oito períodos cada.

 
  Saiba +

Confederação Brasileira de Hipismo
Saiba mais sobre hipismo no web-site oficial da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

A. Brasileira de C. do Cavalo de Hipismo
Web-site da Associação de Brasileira de Criadores do Cavalo de Hipismo (ABCCH).

Cavalos
Visite esta seção e saiba tudo sobre cavalos no Guia de Raças.

Raças
Conheça as raças de cavalos listadas em ordem alfabética.

   
 
 


© 1997-2017 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.