Guia de Raças Cavalos
Cavalos
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
Cavalos

Cavalo Andaluz

 
Raça Andaluz
Raça Andaluz - Foto: Waugsberg

O Andaluz é uma das mais antigas raças de cavalo, descendente do cavalo Espanhol, e figura entre os mais influentes ao longo da história. É possível que o cavalo Andaluz seja o mais antigo cavalo de sela.

Muitos exemplares destes cavalos eram utilizados em diversas cortes na Europa com grande prestígio. Por sua característica elegância no trote e seu bom temperamento, são bastante utilizados hoje em dia para o adestramento de competição e também no cinema. Através de amostras em pinturas rupestres é possível estabelecer a prensença destes cavalos na Europa desde a pré-história.

Em tempos mais antigos eram amplamente utilizados como montaria de guerra, principalmente devido por ser uma montaria leve e ágil. Mais tarde, no entanto, com o desenvolvimento das pesasdas armaduras medievais esta raça de cavalos acabou sendo substituída por outras mais capazes de suportar maior peso.

Cavalos Andaluz
Cavalo Andaluz

O cavalo Andaluz deu origem a maioria das raças modernas, como o Puro Sangue Inglês, entre outras. Embora não esteja entre os cavalos mais velozes, o cavalo Andaluz é atlético, ágil, forte e resistente.

O cavalo Andaluz é uma raça de cavalo nobre e dócil, com temperamento vivo, originária da Penínsulo Ibérica, mais especificamente da região da Andaluzia, na Espanha, e do Alentejo, em Portugal. Quando criado em Portugal, o o cavalo Andaluz é hoje denominado Puro Sangue Lusitano. Já os exemplares criados na Espanha são hoje conhecidos como Raça Pura Espanhola, ou Puro sangue Espanhol. Foi, durante muito tempo, uma das raças de cavalos mais apreciadas mundialmente, especialmente por seu porte e notável aptidão pelas disciplinas da Alta Escola.

Cavalos Andaluz
Cavalo Andaluz

É conhecido principalmente pela força, rusticidade e incrível resistência. É considerado um cavalo muito velo na corrida, de bom passo e rápidos nas voltas. O cavalo Andaluz apresenta movimentos ágeis, elevados, extensos e enérgicos. Os tipos de pelagem mais comuns para os cavalos da raça Andaluz são o tordilho, o castanho e o alasão.

 
 
  Saiba +
ABPSL
Web-site oficial da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano - Em português.
Andaluz Brasileiro
Web-site oficial da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Andaluz Brasileiro - Em português.
 
 
  Livros

N/A


 
 


© 1997-2016 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.