Guia de Raças Gatos
gatos
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
Filhotes - Adquira seu Filhote  

Comportamento dos gatos

 
Comportamento dos Gatos

Comportamento dos gatos

Os gatos são considerados os animais que tem mais facilidade de conviver em família e de se tornarem excelentes pets. Esse é um dos principais motivos pela crescente procura por esses sensacionais animais de estimação. Eles são calmos por natureza, carinhosos, incrivelmente higiênicos e parcialmente auto-suficiente. Outro ponto frequentemente apontado para o a popularidade desses elegantes felinos é a capacidade de adaptação, que faz que os gatos estejam capazes de fazer parte da família, não importa de que tipo, tamanho ou hábitos.

Comportamento dos GatosOs problemas de comportamento nos gatos, no entanto, são igualmente frequentes, mas essas atitudes que os proprietários tanto desaprovam podem não ser ruins do ponto do vista dos gatos. Essa é uma questão central quando tentamos identificar e entender o que está de errado, e o que está ocasionando esses "maus comportamentos".

Se você analisar, por exemplo, alguns comportamentos de fundo agressivo nos gatos, que parecem imprevisíveis e incompreensíveis, é possível que a causa não passe nem perto de um desvio de comportamento. Muitas vezes o que determinamos ser um comportamento ruim, é na verdade uma atitude que faz todo sentido para o gato, que pode estar simplesmente tentando lidar com seus próprios problemas. Esses comportamentos que consideramos inadequados podem estar relacionados com o tédio, estresse, mudanças bruscas em sua rotina ou até mesmo algum problema de saúde.

Como enfrentar desvios de comportamento em gatos

O mais importante para os proprietários que enfrentam problemas de comportamento com seu gato é entender qual a causa desses desvios. Essa é a questão central para começar a resolver o problema. Infelizmente muitos proprietários nem se esforçam para de fato entender o que está a contecendo com o seu gato e acabam reagindo de maneira que não faz sentido do ponto de vista do animal.

Comportamento dos GatosO primeiro passo para tentar corrigir eventuais desvios de comportamento é certificar-se de que a causa não é um problema médico. Como todo proprietário mais experiente já sabe, os sintomas de doenças em gatos podem ser muito sutis e é bastante frequente que os sintomas mais evidentes sejam apenas comportamentos atípicos.

Antes de mais nada, o mais indicado é passá-lo em uma consulta veterinária para descartar algum disconforto ou doença que pode estar acometendo o seu pet. Se houver uma mudança de comportamento súbita, essa é uma razão ainda mais forte para suspeitar de algum problema relacionado à saúde do seu gato, em especial se você não conseguir identificar nenhuma alteração importante em relação ao ambiente, como uma mudança de casa, uma pessoa nova no convívio familiar ou até um novo pet na casa.

Ao estabelecer que o seu gato não está enfrentando nenhum problema de saúde, o veterinário também será capaz de orientá-lo sobre os procedimentos mais correntos em relação à problemas comportamentais específicos. Tenha sempre em mente que, como regra geral, problemas de comportamento em gatos se desenvolvem ao longo do tempo, e também é preciso dedicar tempo e ter paciência para resolvê-los.

A boa notícia é que a grande maioria dos devios de comportamento em gatos pode ser trabalhada e resolvida por completo. Procure reunir a maior quantidade de informções disponíveis para trabalhar o problema e nunca desista de seu gato. Investigue, leia, trabalhe com paciência, e em pouco tempo o relacionamento de confiança e amor com seu gato estará novamente dentro da normalidade.

Para saber mais sobre os gatos e todos os assuntos relacionados ao mundo felino, visite a seção gatos do Guia de Raças.

 
 

Saiba tudo sobre gatos

 

 


© 1997-2017 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.