Guia de Raças Gatos
gatos
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
Filhotes - Adquira seu Filhote

Angorá


Angorá Turco

 
Angorá Turco
Gato Angorá - foto: Wikipedia

O Angorá, ou Angorá Turco, é provavelmente uma das raças de gato mais antigas. Proveniente da região de Ancara, na Turquia, a raça é conhecida na Europa desde o início do século XVII. Para quem gosta de gatos com a pelagem longa, esta é uma fantástica opção. Trata-se de um gato lindíssimo, independente e considerao como um dos mais inteligentes do mundo felino.

História da raça Angorá

Assim como tantas outras raças de gatos, a origem do Angorá é também incerta. Mesmo no caso das raças mais antigas como esta, as informações por vezes são contraditórias ou pouco conclusivas. O Angorá é considerado como o primeiro gato de pelagem longa a ser descoberto, e como o próprio nome da raça sugere, sua origem seria turca.

Gato AngoráA raça é certamente muito antiga, no entanto foi introduzida na Europa somente à partir do século 17, provavelmente na Itália. O gato Angorá, já naquela época, fazia um grande sucesso em diversas partes da europa e torou-se símbolo de status, marcando presença nos salões da nobreza francesa. Esses gatos são conhecidos como os primeiros de pelo longo da história, e exatamente por esse motivo, foram utilizados nos entrecruzamentos seletivos na criação de diversas outras raças de pelagem longa, como por exemplo o Persa.

Após esse período de tanta popularidade na Europa, a raça Angorá também passou por um momento difícil. Os exemplares brancos que apresentavam um olho de cada cor passaram a ser os preferidos entre os criadores e proprietários e isso quase levou ao desaparecimento do Angorá. Nessa época, a raça tornou-se tão popular na Europa que qualquer gato de pelo longo era chamado de Angorá.

Com tantos problemas enfretados na criação da raça, o governo turco decidiu estabelecer um programa de recuperação do verdadeiro gato Angorá e a criação passou a ocorrer em Ancara, capital da Turquia nos anos de 1960.

Descrição e aparência do gato Angorá

Gato AngoráO gato angorá apresenta uma cabeça de tamanho médio, de formato triangular. O nariz é reto, longo com stop pouco pornunciado. As orelhas são grandes, longas e pontiagudas, com inserção alta e mais largas na base. Os olhos dos gatos dessa raça são grandes, de formato amendoado e ligeiramente oblíquos, em geral de coloração em tons de âmbar. Nos exemplares que apresentem a pelagem branca, os olhos podem ser azuis ou um de cada cor.

Os exemplares da raça Angorá tem um corpo de tamanho médio, sendo que os machos são geralmente um pouco maiores do que as fêmeas. As patas são consideradas pequenas, redondas porém delicadas, com pelos entre os dedos. O pescoço dos gatos dessa raça é longo e a cauda apresenta-se longa, mais grossa na base e afinada em direção à extremidade, com pelagem longa e franjada.

São gatos muito elegantes, atléticos e apresentam uma linda pelagem semi longa. Os pelos são finos e sedosos, sem a presença de subpelo. O comprimento é mais curto no focinho e sobre o dorso, enquanto no pescoço e na cauda é mais longo. As cores aceitas além do branco são o preto, azul, tricolor, vermelho, lilás e tortoiseshell (casco de tartaruga). Na verdade, as únicas cores que não aceitas para o gato Angorá são as que demonstram um eventual cruzamento com gatos siameses.

A pelagem é considerada de fácil manutenção, com recomendação de escovação semanal para evitar a formação de nós, que podem com o passar do tempo provocar doenças de pele devido ao acúmulo de sujeira e umidade. Durante a época da troca de pelos, quando o gato solta muito mais pelo do que o normal, a escovação diária é recomendada para retirar o excesso de pelos soltos.

Temperamento do gato Angorá

Gato AngoráO gato Angorá é frequentemente citado com um dos mais inteligentes do mundo felino. É considerado um gato de caráter equilibrado, afetuoso com seu dono e muito dócil. É descrito por seus porprietários como um gato alegre, brincalhão, muito apegado aos donos e especialmente carinhoso. Podemos dizer que esse é um gato ativo, que gosta de brincar até mesmo com brinquedos, adora correr ao ar livre e brincar em locais altos. Muito curioso, se for dada a oportunidade o Angorá vai subir em móveis, muros e árvores.

Este gato é citado ainda como um animal bastante sociável. Pode ser acostumado desde cedo a conviver com outros animais de estimação e até mesmo com crianças que saibam lidar com um gatinho. É considerado um gato que permanece ativo durante toda sua vida, mantendo o seu caráter jovial e brincalhão, mesmo depois de adulto.

São gatos que podem viver em ambientes menores, como apartamentos, mas na falta de espaço ao ar livre, vai buscar lugares para escalar, brincar e exercitar-se. Apesar de ser um gato pacato e caseiro, o mais comum é econtrar seu gato brincando por aí, pulando de um lugar para outro e explorando cada lugar da casa.

 
  + Raças
 

Angorá

Himalaio

Maine Coon

Norwegian Forest

Gato Persa

Ragdoll

Sagrado da Birmânia

Scottish Fold

Bengal

Cornish Rex

Himalaio

Munchkin

Russian Blue

Savannah

Siamês

Sphynx

 
  Saiba +

N/A

 
  Livros

N/A




 
 


© 1997-2014 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.