Guia de Raças Gatos
gatos
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
Filhotes - Adquira seu Filhote

Bengal


Gato de Bengala

 
Gato de Bengala
Gato Bengal - Gato de Bengala - Wikipedia

O Bengal é uma raça relativamente recente, descendente direto do leopardo asiático, ou gato-leopardo. O leopardo asiático é um gato selvagem encontrado principalmente no sudeste da Ásia. O nome da raça remete ao nome científico usado para classificar este gato selvagem, Prionailurus bengalensis.

História da raça Bengal (gato-de-bengala)

BengalRelativamente recente, a criação da raça bengal ocorreu coo resultado de cruzamentos seletivos entre diferentes espécimes selvagens, como o leopardo asiático, um gato nativo da região sudeste da Ásia. Esses felinos foram criteriosamente entrecruzados com gatos domésticos, e o resultado não foi nada menos do que espetacular. A aparência selvagem que remete a lembrança aos grande felinos está muito presente neste belíssimo e elgante gato de pelo curto, que apesar da bela aparência selvagem, reúne todas as características comportamentais dos gatos domésticos.

A criação desta fantástica raça começou a obter notoriedade somente a partir da metade do século 20, quando a reprodução desses animais começaram a ganhar força nos Estados Unidos. A ideia central da criação desta raça era extamente manter os traços e aparência dos leopardos selvagens, e ao mesmo tempo, trazer dos gatos domésticos o temperamento dócil e afetuoso.

Como se trata de uma raça de criação relativmente recente, apenas ao final do século 20 estabeleceu-se a fixação de um tipo para a raça, e o primeiro standard oficial para a raça bengal foi estabelecido somente ao final dos anos de 1980. A parir desse standard, a raça passou a obter o reconhecimento em diversas associações e começou a ser exibido nas exposições de felinos em todo o mundo.

Descrição e aparência da raça Bengal

BengalO Bengal, também conhecido em países de língua portuguesa como Gato-de-Bengala, é um gato de tamanho médio a grande, musculoso, robusto, apresentando formato de corpo alongado. A cabeça da raça bengal é realtivamente grande, porém pequena em relação ao tamanho do corpo, apresenta-se ligeiramente mais longa do que larga e com contornos arredondados. Quando observada de perfil, a cabeça do bengal apresenta uma leve curvatura que se estende até a cna do nariz.

As orelhas do Bengal tem tamanho pequeno quando comparadas ao tamanho da cabeça em si, são arredondadas na ponta, pontiagudas e apontadas para a frente. Os olhos do gato Bengal são grandes, ligeiramente oblíquos e tem formato ovalado.

A cauda do Bengal apresenta comprimento médio, larga na base, afilando em direção a ponta. A pelagem da raça bengal é curta, muito macia, abundante, brilhante e sedosa. Todas as cores são aceitas, com exceção do azul e do azul-claro. As marcações citadas como as permitidas para a raça bengal são quatro: brown spotted tabby; brown spotted marble; snow spotted tabby; e snow spotted tabby. As manchas escuras são características da raça e muito apreciadas pelos criadores, que preferem os exemplares de cor alaranjada ou avermelhada, podendo variar ainda em diversas tonalidades de castanho. Já as manchas são em geral em tons mais escuros, que podem variar desde o canela, chocolate ou preto.

Temperamento da raça Bengal

BengalAo longo do tempo, a reprodução dos exemplares da raça Bengal passou a ser rigidamente controlada por seus criadores, com a finalidade de manter as características típicas da raça, aprimorando cada vez mais a qualidade dos exemplares.

Os exemplares classificados como puros, devem apresentar o comportamento desejado, além dos traços físicos característicos desta raça. Esses felinos devem ser carinhosos, de fácil socialização e especialmente dóceis.

Essa docilidade deve ser equilibrada com um certo ar de ferocidade, sem comprometer o seu caráter estritamente equilibrado e companheiro.

Os gatos da raça Bengal são frequentemente descritos por seus donos como gatos inteligentes, capazes de interagir com seus familiares e até de demonstrarem um certo comportamento canino, pedindo atenção através de ronronares e seguindo seus donos pela casa. É por outro lado, um gato considerado independente, característica facilmente explicada pela manutenção de seus genes herdados dos ancestrais selvagens. Mesmo assim, o verdadeiro Bengal é um gato que inspira confiança, e nunca ameaça atacar ou ferir o seu dono.

BengalSão apontados por seus proprietários como gatos especialmente curiosos, ativos e brincalhões. Adoram fazer exercício ao ar livre, correr e escalar, e ao contrário de outros gatos, são capzes de tolerar a água de maneira notável, demonstrando interesse até mesmo de ocasionalmente brincar na água. Esses belíssimos e elegantes felinos são considerados excelentes caçadores, fisicamente fortes e notavelmente ágeis.

O Bengal é um gato de reflexos rápidos, excelente escalador e vai demonstrar sua atleticidade em todas as oportunidades que lhe forem dadas. Em ambientes externos, esses gatos adoram subir em muros e árvores, e dentro de casa vão aprender muito rapidamente quais são os locais altos onde eles podem ficar e observar por cima todo o ambiente ao seu redor.

 
  + Raças
 

Abissínio

American Shorthair

Brazilian Shorthair

British Shorthair

Devon Rex

Exótico de Pelo Curto

Egyptian Mau

Oriental de Pelo Curto

Bengal

Cornish Rex

Himalaio

Munchkin

Russian Blue

Savannah

Siamês

Sphynx

 
  Saiba +

N/A

 
  Livros

N/A




 
 


© 1997-2016 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.