Guia de Raças Gatos
gatos
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
Filhotes - Adquira seu Filhote

Egyptian Mau


Mau Egípcio

 
Mau Egípcio
Egyptian Mau - Gato Mau Egípcio

O Egyptian Mau ou Mau Egípcio é uma raça antiga, considerada como descendente do antigo gato sagrado do Egito. É uma raça de tamanho pequeno a médio, pelagem curta, com um porte muito elegante e de movimentos rápidos.

História da raça Egyptian Mau - Mau Egípcio

A origem da raça, assim como a de tantas outras é incerta, porém acredita-se que o Egyptian Mau seja uma raça muito antiga, decendente de gatos selvagens afriacanos. Mistérios e lendas cercam as origens desta raça, que era adorada e venerada no antigo Egito. Apesar de ser difícil de definir com precisão a ascendências do Mau Egípicio, quando olhamos para um gato desta raça com sua aprência nobre, elegante e de olhar penetrante, não é difícil imaginá-lo presente nos antigos templos egípcios.

A palavra Mau significava gato e não há dúvidas que este felino era cultuado quase como um Deus, e mantido por seus proprietários como um verdadeiro tesouro. O Egyptian Mau era adorado por reis e faraós, e registros em papiros que datam de 1550 aC retratam gatos pintados, com a aparência do Mau egípcio.

Egyptian MauDe fato, esta é considerada a única raça natural de gatos domésticos com esse padrão de pelagem pintada (spotted). Muitos documentos encontrados que datavam desde o início do Império Novo, período que compreendeu três diferentes dinastias, deixam claro a presença desse gato como parte integrante do cotidiano, assim como uma divindade reverenciada.

Apesar de toda a história antiga da raça envolver a mitologia, acredita-se que o Mau Egípcio moderno tem pouca ou nenhuma relação com o gato do antigo Egito. O mais provável é que essa raça tenha se originado à partir do cruzamento entre raças de gatos ocidentais. O Egyptian Mau moderno teria nascido em meados do século 20, quando a princesa russa Natalie Trubetskaya, exilada na Itália, teria ficado encantada pelo gato do embaixador egípcio, e covenceu-o a trazer vários gatos daquele país para que ela pudesse iniciar uma criação.

Desenvolvida e aprimorada nos Estados Unidos a partir de exemplares europeus, a raça Egyptian Mau alcançou o direito de competir em campeonatos de beleza em 1968. Até hoje, a raça Mau Egípcio é considerada rara na maioria dos países e, de fato há poucos criadores desta exótica e misteriosa raça de gato.

Descrição e aparência da raça Egyptian Mau

Egyptian MauEsses gatos passam a impressão de força, substância, graça e agilidade. Além de fortes, são gatos flexíveis, de corpo alongado e elegante.

Considerada como uma das raças progenitoras de diversos gatos domésticos modernos, os maus egípcios são tipicamente esguios e musculosos, apresentando as patas dianteiras um pouco menores do que as patas traseiras.

Essa característica faz com que se tenha a impressão de que ele fica na ponta dos pés na hora de saltar, apoiando-se nas patas traseiras com um ar arrogante assemelhando-se com um canguru. Outra curiosidade sobre o Mau Egípcio é que ele apresenta uma dobra na pela abaixo da barriga, atributo comum aos guepardos, que permite uma movimentação mais elástica durante as corridas.

Em conjunto, essas características conferem ao Mau Egípcio o título de gato doméstico mais veloz do mundo.Gatos dessa raça já foram cronometrados correndo a mais de 42 km/h. Apesar de ser considerado um gato muito caseiro, muitos aspectos de seus ancestrais foram mantidos, incluindo a maneira de se movimentar, correr e pular.

Egyptian MauA cabeça desse gato apresenta um formato triangular e é ligeiramente arredondada, com orelhas grandes, mais lagras na base. Os olhos são grandes, oblíquos e de formato amendoado, e a cor pode ser verde, amarelo ou avelã. O pelo é de comprimento curto, de textura fina, macia e de aparência brilhante.

Outro traço marcante e típico desta raça é a longa listra dorsal escura que se estende desde a cabeça até a cauda. As manchas ou pintas da pelagem também são um atributo importante do Egyptian Mau, que é uma raça de gato doméstico natural com esse tipo de padrão.

As manchas estão presentes apenas nas pontas dos pelos. A cor da pelagem pode ser prata (silver), bronze e fumaça (smoke). Com manchas bem definidas e contrastadas depois de adulto, qualquer variedade de cor pode apresentar os padrões típicos dos tabbies.

Temperamento da raça Egyptian Mau

O Egyptian Mau é um gato independente, inteligente e muito apegado ao dono. É considerado um gato bastante territorial e não costuma aceitar animais e pessoas estranhas com facilidade. Descritos como inteligentes, leais e dedicados, os gatos da raça Egyptian Mau são apegados e costuma formar um estreito laço afetivo com seu dono e seus familiares.

Comparado com raças de gatos orientais, o temperamento do Mau Egípcio é considerado tranquilo. De acordo com a maioria dos proprietários de um Egyptian Mau, este é um gato que apresenta inteligência excepcional e total devoção ao dono.

Egyptian MauOs gatos dessa raça são considerados muito falantes. São conhecidos por emitirem uma grande variedade de sons quando estimulados, além dos miados e ronronares. Outro comportamento típico desses felinos é o abanar do rabo, também chamado de pulverização. O gato abana a cauda para espalhar o seu cheiro e marcar o terrítorio, e isso acontece tanto no caso dos macho quanto das fêmeas.

A maioria dos que amam os gatos, são atraídos por essa raça inicialmente pela beleza e aparência exótica, mas a beleza singular representa apenas um pouco da magia dessa raça. A personalidade desses felinos é apaixonante, são indivíduos encantadores, amigáveis com toda a família, e ao mesmo tempo cautelosos com pessoas estranhas ao convívio familiar. Esses gatos tendem a escolher uma pessoa na família para considerar como dono, e em seu próprio território tendem a ser curiosos, extrovertidos, absolutamente destemidos e excepcionais companheiros.

Esse é um gato frequentemente descrito por seus proprietários como interativo, que se integra totalmente à rotina familiar. Os maus egípcios são extremamente sensíveis, e igualmente seletivos na hora de escolher quem pode lidar com eles e em que momento. Apesar de apreciarem o contato com os ser humano, gostam das coisas nos seus termos e preferem o convívio entre aqueles que são conhecidos.

Cuidados com a raça Mau Egípcio

Egyptian MauOs gatos da raça Egyptian Mau são excelentes caçadores, muito ativos e adoram se exercitar ao ar liver. Entretanto, estão acostumados a temperatura ambiente mais quente, não gostam do frio e são considerados mais sensíveis à baixa temperatura do que outras raças de gatos. Portanto, esses felinos são mais indiciados para famílias que queiram um pet que possam viver dentro de casa, fazendo parte da família. Como é bastante sensível à mudanças bruscas de temperatura, uma especial atenção deve ser dada em regiões mais frias. Um cuidado mais próximo é indicado no caso dos filhotes durante toda a fase de crescimento.

Como essa raça é considerada muito sociável, qualquer comportamento atípico deve ser observado com atenção. Se o seu gato estiver demonstrando medo, agressividade ou ainda estiver se isolando e evitando o contato com as pessoas, é posssível que ele esteja com algum problema de saúde. Qualquer comportamento que fuja dos padrões usuais deve ser observado com cuidado, e se persistir o animal deve ser levado imediatamente ao veterinário. Sempre que houver dúvida sobre o comportamento do seu gato, procure também informações com os criadores para saber qual a melhor maneira de proceder.

 
  + Raças
 

Abissínio

American Shorthair

Brazilian Shorthair

British Shorthair

Devon Rex

Exótico de Pelo Curto

Egyptian Mau

Oriental de Pelo Curto

Bengal

Cornish Rex

Himalaio

Munchkin

Russian Blue

Savannah

Siamês

Sphynx

 
  Saiba +

N/A

 
  Livros

N/A




 
 


© 1997-2016 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.