Guia de Raças Gatos
gatos
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
Filhotes - Adquira seu Filhote

Azul Russo


Russian Blue

 
Azul Russo (Russian Blue)
Gato Azul Russo (Russian Blue) - Wikipedia

O Azul Russo, ou Russian Blue é uma raça de origem russa, desenvolvida principalmente na Rússia e na Escandinávia. Não deve ser confundido com os azuis ingleses, que são na verdade, uma variação de pelagem azul do British Shorthair.

História da raça Russian Blue (Azul Russo)

Esta é uma raça de gato que foi desenvolvida principalmente na Rússia e na Escandinávia. Trata-se de uma raça natural, que pode ter sido riada no porto de Arkhangelsk, na Rússia. O teoria mais provável para a criação desta raça é que os primeiros exemplarem teriam sido levados à Inglaterra e ao norte europeu por marinheiros ainda no século 19. A primeira vez que um Russian Blue foi visto fora da Rússia foi no ano de 1875, quando um exemplar foi exibido na Inglaterra.

Gato Azul RussoDurante a história mais antiga da raça Russian Blue, acredita-se que a escasses de exemplares puros levou os criadores a realizarem entrecruzamentos com gatos siameses. Apesar de haver evidências desses exemplares desde o final do século 19, apenas no século seguinte os traços atuais do Azul Russo moderno foram fixados, época em que a criação começana nos Estados Unidos. A criação do Russian Blue como conhecemos hoje se iniciou através de de uma cuidadosa seleção que se deu com o entrecruzamento das linhagens russas e escandinavas, e hoje em dia não é mais necessário que se utilize gatos siameses para a procrição do Azul Russo.

Hoje em dia, boa parte das associações responsáveis pelo registro dos gatos azuis russos aceitam apenas essa coloração de pelagem, mas algumas associações passaram a aceitar a partir dos anos de 1970 as variações de cor branca e preta, porém em classes diferentes. Estes belíssimos felinos são utilizados também para o desenvolvimento e a criação de outras raças, como é o caso do Havana Brown ou o Nebelung.

Descrição e apararência do gato Russian Blue (Azul Russo)

Considera-se que o corpo dos gatos da raça Russian Blue apresenta um formato longilíneo, nstra toda a elegância aliada a característica agilidade nos movimentos. A cabeça, de tamanho ovalado apresenta um nariz de tamanho mediano e olhos muito expressivos, de tamanho médio e formato ovalado.

Gato Azul RussoO gato Azul Russo apresenta uma pelagem dupla, curta, macia e de cor azul-acinzentada, com subpelo macio e suave. Devido ao tipo de pelagem mais grossa, similar a do Chartreux, o Azul Russo é tido como um gato que pode ser melhor tolerado por pessoas portadoras de alergias leves ou moderadas.

Este gato não deve ser confundido com o British Shorthair, que é uma raça distinta de pelo curto que, além da cor azul, pode apresentar uma ampla variedade de cores e padrões.

De olhos verdes brilhantes, quase sempre de tonalidade escura, o Azul Russo é uma raça de gato de tamanho médio, podendo pesar entre 3,5 e 7 kg quando adulto. Em geral, os machos são um pouco maiores do que as fêmeas.

Temperamento da raça Russian Blue (Azul Russo)

Muito apreciado como gato doméstico, principalmetne por seu temperamento amigável e notável companheirismo, o gato Azul Russo é afetuoso com seu dono e com a família. É, sem dúvida, um gato brincalhão, excelente companheiro para pessoas idosas, porém desconfiado e reservado em relação as pessoas estranhas à rotina familiar. É descrito por muitos proprietários como um gato capaz de entreter-se na ausência de companhia, e é possível encontrá-lo brincando por horas seguidas com seus próprios brinquedos.

Russian BlueApesar de ser ativo, brincalhão e apresentar um bom instinto de caçador, considera-se que este é um gato capaz de adaptar-se com facilidade em ambientes menores, como em apartamento. Gatos dessa raça adoram fazer exercício e procuram entretenimento de todas as formas, correndo, saltando ou escalando móveis, árvores e muros. Conisdera-se ainda, que esses gatos são muito inteligentes e mostram-se capazes de aprender com seus donos, demonstrando obediência.

O Azul Russo é um gato tranquilo, dócil e muito sensível. É considerado um gato inteligente, capaz de aprender e criar laços afetivos com seus donos. Ativo e curioso, o gato Azul Russo é brincalhão, de maneira geral gosta de brinquedos mas é um gato reservado com pessoas estranhas à família. Costuma se dar bem com outros gatos e também com outros animais de porte pequeno, como cães e furões.

 
  + Raças
 

Abissínio

American Shorthair

Brazilian Shorthair

British Shorthair

Devon Rex

Exótico de Pelo Curto

Egyptian Mau

Oriental de Pelo Curto

Bengal

Cornish Rex

Himalaio

Munchkin

Russian Blue

Savannah

Siamês

Sphynx

 
  Saiba +

N/A

 
  Livros

N/A




 
 


© 1997-2017 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.