Guia de Raças Gatos
gatos
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
Filhotes - Adquira seu Filhote

Chartreux

 
Chartreux
Raça Chartreux - Wikipedia

O Chartreux é uma raça francesa de médio porte e pelagem curta. A raça Chartreux lembra o British Shorthair, por apresentar a mesma característica cor azul acinzentada da pelagem.

História da raça Chartreux

A origem da raça Charteux é incerta, assim como a de tantas outras raças de gatos. O que podemos afirmar é que a raça está profundamente enraizada na cultura francesa. A primeira menção sobre um gato desta raça foi em um poema do poeta francês Joachin du Bellay, em 1558. Também há uma representação de um gato desta raça em um quadro de 1747 do pintor parisiense Jean-Baptiste de Perronneau, onde o gatinho é retratado como um animal de estimação.

Gato ChartreuxÉ difícil determinar, no entanto, a história mais antiga da raça. A lenda diz que que os ancestrais diretos do Chartreux eram gatos selvagens de uma região de montanhas onde hoje se localiza a Síria. Esses gatos teriam sido levados à França no retorno dos Cruzados no século 13. Muitos deles se juntaram a ordem monástica dos Cartuxos, e os gatos passaram a viver no monastério Grande Chartreuse, localizado nas montanhas Chartreuse. Entretanto, essa teoria é contestada, pois não há nada documentado nos arquivos do monastério que possa comprovar a existência de gatos com essa aparência durante o século 13.

A primeira menção documentada da raça Chartreux foi no século 18, pelo naturalista Buffon, conheido por sua mais importante obra, a Histoire naturelle. Mais adiante, a raça sofreu tremendas perdas durante a primeira Grande Guerra, e a população de gatos selvagens não eram mais vistas após a segunda Guerra Mundial. A criação da raça Chartreux foi mantida graças aos esforços conjuntos de criadores europeus, que salvaram a raça da extinção.

Fora da França, o Chartreux continua sendo uma raça extremamente rara. Os primeiros exemplares foram levados aos Estados Unidos ao final dos anos de 1980. O influente poeta francês Charles Baudelaire e o presidente francês Charles de Gaulle são algumas das personalidades históricas que eram também proprietários de um gato Charteux.

Descrição e aparência da raça Chartreux

Gato ChartreuxO Chartreux apresenta um corpo robusto, ombors largos e peito profundo. É um gato musculoso, o que em tempos antigos perimitia que cumprisse sua notória função de rateiro, conforme descrito na literartura francesa. Diferente de qualquer outro gato, o pelo azul do Chartreux tem uma textura lanosa e comprimento médio. O denso subpelo garante a proteção contra as intempéries e deixa a pelagem lembrando a lã de ovelha ao toque. Os exemplares da raça Chartreux apresentam pelagem curta, macia e brilhante. É um gato forte, ativo, que gosta e precisa de espaço para brincar.

Com uma cabeça arredondada, testa bem contornada, e focinho fino, o gato Chartreux é conhecido pelo seu típico sorriso, que se forma em função dessas características. O nariz é reto, com um ligeiro stop ao nível dos olhos.

Os olhos do Chartreu são uma das características mais cativantes. São arredondados, mas não tão redondos quanto os do gato Persa. A cor dos olhos é castanha, variando do ouro ao cobre, que são as cores preferidas entre os criadores.

Temperamento da raça Chartreux

O gato Chartreux é conhecido por seu temperamento calmo e pela típica docilidade da raça. É bastante carinhoso, brincalhão, muito apegado a família, tolerante e sociável. São considerados tranquilos, quietos e muito inteligentes. Esses gatos são muito observadores, costumam ficar fascinados em frente a uma televisão ou olhando através de uma janela ensolarada. São capazes de ficar por horas observando o movimento, a natureza e a vida ao ar livre. Os gatos da raça Chartreux estão sempre dispostos a uma boa brincadeira e adora interagir com seus companheiros humanos.

Gato ChartreuxA maturidade do Chartreux costuma acontecer perto dos três anos de vida, precedida por um período de adolescência desajeitada e impetuosa. O Chartreux adulto é um gato silencioso, quase não mia, e ronrona o tempo todo. Costuma se adaptar com facilidade e é muito tolerante. É um gato sensível, gosta de lugares calmos e sente a ausência do dono.

Assim como outra raças de gatos, o Chartreux é frequentemente descrito como um gato que apresenta um comportamento pareceido ao de um cão. São capazes de brincar com seus donos, e como uma das características mais marcantes de comportamento, seguem os donos pela casa inteira, buscando companhia a todo momento. Conforme já mencionado mais acima, é um gato extremamente apegado ao dono e, muito sensível, pode se ressentir com facilidade no caso da ausência prolongda do dono.

Muitos proprietários descrevem o Charteux como um gato reservado, que não gosta de demonstrar seus sentimentos a todo momento e raramente é possível o ouvir miar. Citado com um dos gatos menos falantes, o Charteux é, por outro lado um gato que adora ronrornar. em relação ao seu dono, não consegue esconder o seu profundo afeto, demonstrando carinho, alegria e enorme felicidade nos reecontros.

Cuidados com o gato Chartreux

Meio ambiente e atenção influenciam diretamente na saúde e no temperamento do gato Charteux. O gato desta raça gosta de um ambiente calmo e tranquilo e os cuidados com o seu gatinho também ajudam no bom comportamento.

Gato ChartreuxO gato Chartreux apresenta uma pelagem grossa, de comprimento médio, e não requer um cuidado tão intensivo quanto outros gatos. A atenção a pelagem é importante, mas os cuidados devem ocorrer da maneira correta. O pelo do Chartreux não deve ser escovado, em vez disso experimente passar os dedos entre a pelagem diariamente para a retirarda dos pelos soltos. Essa prática é suficiente para deixar o pelo bonito e não vai irritar o seu gato, contribuindo muito para uma atitude mais social.

Como esse gato é considerado pouco exigente e não costuma reclamar quando algo o está incomodando, é preciso estar sempre atento ao seu bem estar. Esses gatos preferem sofrer quietos, sem reclamar, por esse motivo, é uma raça mais indicada para as famílias experientes, que já sabem lidar com gatos.

 
  + Raças
 

Abissínio

American Shorthair

Brazilian Shorthair

British Shorthair

Devon Rex

Exótico de Pelo Curto

Egyptian Mau

Oriental de Pelo Curto

Bengal

Cornish Rex

Himalaio

Munchkin

Russian Blue

Savannah

Siamês

Sphynx

 
  Saiba +

N/A

 
  Livros

N/A




 
 


© 1997-2016 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.