O Danish Warmblood é uma das raças europeias mais recentes. Desenvolvida inicialmente em meados do século 20 na Dinamarca, a raça vem do cruzamento de éguas nativas com garanhões de linhagens européias.
O studbook da raça foi aberto apenas na segunda metade do século passado, e assim como acontece com outras raças, a reprodução é permitida somente aos garanhões que atendam a determinados padrões. Os criadores dinamarqueses foram capazes, no entanto, de produzir um cavalalo de competição em um espaço de tempo relativamente curto. Alguns criadores afirmam que o Danish Warmblood apresenta qualidade superior e maior versatilidade do que muitas raças euroéias.
Os cavalos da raça Danish Warmblood apresentam um cortorno semelhante ao do , combinado com substtância, força e boas pernas. São considerados cavalos espirituosos, de excelente temperametno e movimentação livre. Os dinamarqueses são típicos cavalos de sela, considerados bons saltadores. São mais utilizados no dressage e nas provas de cross-country. Podem apresentar-se em todas as cores sólidas e o tamanho pode chegar a 1,70 m. |