O Pônei é um cavalo de estatura pequena. Em comparação com outros cavalos, os pôneis apresentam crinas mais grossas e pernas proporcionalmente mais curtas, ossatura mais pesada, pescoço mais grosso e a cabeça mais curta, com testa mais ampla. Existem diversas raças de pôneis que diferem entre sí em relação às suas características físicas e temperamento, como por exemplo o Shetland, o Galiceno, o Clydesdale, o Garrano, o Abissínio, entre muitas outras.
A palavra Pônei deriva do francês poulenet, ou seja potro, ou cavalo jovem. O significado moderno da palavra, no entanto, é diferente, já que trata-se de um cavalo com aparência miniaturizada mesmo depois de adulto. Estes pequenos animais foram domesticados e criados para diversas finalidades, desde condução, transporte de mercadorias, montaria de crianças e até mesmo para apresentações artísticas.
A definição moderna do termo Pônei diz tratar-se de um cavalo adulto que mede no máximo 1,47 m (ou 58 polegadas). Algumas associações, no entanto, definem o Pônei como sendo um cavalo que mede entre 1,42 m (56 polegadas) e 1,50 m (59 polegadas). Para a finalidade de mostra, os Põneis são agrupados em três diferentes classes referentes ao porte; pequeno, médio e grande.
Muitos criadores e associações de raças de cavalos, no entanto, preferem chamar seus cavalos criados em versões menores de cavalos em miniatura. Muitas dessas versões miniaturizadas de raças conhecidas são ainda menores do que os pôneis, podendo medir cerca de 1 m na cernelha. |