Os ancestrais da raça Terrier Brasileiro não são originários do Brasil. Durante o século 19 e no início do século 20, muitos jovens brasileiros que, após viverem na Europa, especialmente na Inglaterra e na França, retornavam trazendo um pequeno cão terrier. Esses cães adaptaram-se à vida nas fazendas no Brasil e acasalaram-se com cães e cadelas locais.
Mais tarde, esses cães foram também levados aos grandes centros urbanos, e assim, com o passar do tempo, se formou um novo tipo e o fonótipo foi fixado em poucas gerações.
O Terrier Brasileiro é um típico , de excelente estrutura, sem ser pesado. De porte médio, o Terrier Brasileiro é forte e musculoso. É um cachorro ágil, rápido, agitado e está sempre em alerta.
É cauteloso com estranhos, mas é muito dócil e carinhoso com os familiares.
Esbelto, bem equilibrado e com estrutura firme, esta raça de cachorro apresenta corpo de estrutura quadrada, com nítidas linhas curvas que o diferencia do .
Um excelente caçador de pequenas presas e um ótimo guarda, o Terrier Brasileiro (também conhecido como fox paulistinha) apresenta pelagem curta e lisa. A cor da pelagem da raça Terrier Brasileiro é predominantemente branca, com marcações em preto, marrom ou azul.
A altura dos cães machos da raça Terrier Brasileiro pode variar entre os 37 e os 40 cm. Já as fêmeas desta raça apresentam altura entre 33 e 37 cm, medidos sempre a altura da cernelha. De acordo com o padrão oficial, o peso máximo para os cães da raça Terrier Brasileiro é de 10 kg. |