As características do Bull Terrier, tal qual o conhecemos hoje, foram fixadas a mais ou menos um século, e em sua origem, encontramos muito do , que foi criado para lutar contra touros em exibições públicas.
Alguns criadores, buscando exemplares mais ágeis, e lutadores imbatíveis, cruzaram o com o antigo terrier inglês branco, muito difundido na época. Os primeiros cães obtidos mostraram-se muito volumosos, e diferentes entre sí. Mais tarde, através de cruzamentos com o e terriers ingleses brancos, o Bull Terrier tornou-se o cachorro ágil e forte que conhecemos hoje.
O Bull Terrier também foi usado para caçar ratos e hoje em dia é um grande guarda e ótimo companheiro.
O Bull Terrier é uma raça obediente e tolerante frente a disciplina. É um cachorro de constituição sólida, ativo, simétrico, de expressão profunda, decidida.
Os olhos da raça Bull Terrier são fundos, pequenos, amendoados, o mais escuros possível, de olhar penetrante. As orelhas são eretas, finas, próximas entre si. A cauda da raça Bull Terrier não é muito curta, de inserção não muito alta. A pelagem é curta, compacta, reluzente, um pouco dura ao tato.
Considerada uma raça de cachorro de porte pequeno para médio, não há limites para a altura e o peso do Bull Terrier, mas o cão deve dar a impressão de máxima substância para seu tamanho, em coerência com as suas qualidades e sexo. |