Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
Adquira seu Filhote

Pastor Bergamasco


Cane da Pastore Bergamasco

 
Pastor Bergamasco

Pastor Bergamasco

Este magnífico cão pastor reune todos os dotes particulares de um guardião de rebanhos. O Pastor Bergamasco é um cachorro forte, esforçado, leal, muito dócil com o dono, de aguda inteligência e de caráter extremamente protetor. Se os animais que lhe são confiados parecerem correr algum risco, não hesita em fazer valer toda a sua força e total desprezo pelo perigo.

História

Assim como tantas outras raças de cães mais antigas, a origem do Pastor Bergamasco é incerta. Embora cinófilos franceses sustentem a teoria que esta raça teria se originado do Briard, ou Pastor de Brie, tudo permite afirmar que foi esta, na verdade, a origem do pastor francês. Se aceitarmos a hipótese sobre a origem oriental do grupo de cães pastores europeus e se considerarmos quais eram as vias de comunicação quando tiveram lugar as migrações para o ocidente das raças caninas orientais, não se explicaria como o antigo cão pstor asiático pode chegar à França antes do que na Itália, mais próxima geograficamente.

Um fato é, finalmente, indiscutível. O Briard e o Pastor Bergamasco apresentam múltiplas analogias, e portanto não se pode supor que uma criação em grande escala, com os critérios apropriados, não dê, para o cão italiano, os resultados satisfatórios obtidos na França com o Briard.

Amplamente utilizados na região italiana onde se originou a raça, esses cães espalharam-se, ainda em tempos antigos, por toda a região dos Alpes italianos e por onde quer que houvesse uma criação de ovinos mais desenvolvida.

Descrição da Pastor Bergamasco

Apesar do seu tamanho ser na aparência a de um cão grande, o Pastor Bergamasco é descrito pelo standard oficial como um cachorro de tamanho médio e de aparência rústica. Sua típica e distinta pelagem de cobertura é abundante em todas as partes do corpo e, talvez, seja esta a característica mais marcante da raça.

Este cão de pastoreio apresenta uma cabeça considerada grande, com crânio largo e ligeiramente convexo entre as orelhas. O focinho é reto, plano, de aspecto quadrado, não pontudo, com stop pronunciado mas bem ajustado. Os olhos são grandes, de cor escura, normalmente de acordo com a tonalidade castanha da pelgem. As orelhas, de inserção alta e base larga, tem as pontas levemente arredondadas, são semi-caídas, ou seja, apresentam os últimos dois terços do lóbulo caídos, e levantam levemente em sua base quando o cão está em atenção. A cauda desses cães é espessa, forte na raiz e vai afinando em direção à extremidade.

A pelagem é uma característica que distingue o Pastor Bergamasco de qualquer outra raça. Muito abundante em todo o corpo, a pelagem desses cães é áspera (descrita pelo standard como pelagem de cabra), em especial na parte da frente do corpo. A pelagem tende a formar cordões, desde o meio do peito até a parte traseira do corpo. A cor da pelagem é o cinza-sólido com manchas acinzentadas, em todas as tonalidades possíveis, desde o cinza mais suave até tons mais claros de cinza para preto. Tonalidades fulvo-claro e Isabela (areia, ou castanho-diluído) também são permitidas, assim como uma capa preta de tonalidade opaca.

A altura considerada ideal para os cães da raça Pastor Bergamasco é de 60 cm para os machos, medidos sempre à altura da cernelha. Os exemplares fêmeas apresentam a altura de 56 cm, considerando uma tolerância de 2 cm para mais ou para menos em ambos os sexos. As fêmeas também são um pouco mais leves, pesando cerca de 26 a 32 kg, enquanto os machos pesam de 32 a 38 kg.

Temperamento da Raça Pastor Bergamasco

Conforme mencionado mais acima, o Pastor Bergamasco é um típico cão pastor no que diz respeito também ao comportamento, ou seja, apresenta um temperamento equilibrado, protetor e muito focado no seu trabalho. A função desses cães em campo é a de proteger o rebanho, atribuição que faz deles excelentes cães de guarda. Apresenta um caráter balanceado, sem nenhuma agressividade em relação aos familiares e demonstram grande predisposição à apredizagem. Determinado, inteligente e muito apegado ao dono, este é um cachorro considerado gentil, sensível e muito paciente, o que o torna um maravilhoso companheiro, especialmente capaz de desenvolver uma estreita relação com seus familiares.

Acostumado a conviver com o rebanho e com outros cães, o Pastor Bergamasco é frequentemente descrito como um cão de fácil convívio com outros cães. Costuma aceitar bem a presença de seus semelhantes, assim como outros animais de estimação.

 
  Ficha da Raça
Pastor Bergamasco Raça

Pastor Bergamasco

País de origem Itália
Nome orginal Cane da Pastore Bergamasco
Grupo 1 Cães Pastores e Boiadeiros
Utilização Cão de guarda e companhia
Porte Médio
Necessidade de exercício diário Alta
Temperamento Inteligente, equilibrado, protetor
Adestrabilidade Alta
  + Raças
 

Cães de Porte Médio

Border Collie

Schnauzer Standard

Spaniel Francês

Bulldog

Chow Chow

Basset Hound

Pastor Australiano

Cães Pastores e Boiadeiros

Australian Cattle Dog

Collie

Old English Sheepdog

Pastor Branco Suíço

Pastor Belga

Pastor de Shetland

+ Raças de Cães

 
  Saiba +
Padrão da Raça (FCI)
Standard oficial internacional da raça Pastor Bergamasco (FCI) - Em inglês.
 
 
  Livros


N/A


 


© 1997-2017 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.