Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
 

Cocker Spaniel Inglês


English Cocker Spaniel

 
Cocker Spaniel Inglês
Cocker Spaniel Inglês - Cortesia Canil Arcanos

Cocker Spaniel Inglês - O Cocker Spaniel Inglês é um exímio caçador, usado originalmente para caça de aves. Devido ao seu pequeno porte é capaz de mover-se com desembaraço em terrenos de vegetação densa, intransitável para os cães de aponte. Dotado de excelente olfato, o Cocker Spaniel Inglês descobre a presa e a levanta, mantendo-se sempre a curta distância do dono.

Utilizado principalmente para a caça da galinhola, com a qual rivaliza em sagacidade, é muito útil no auxílio do caçador. O seu pequeno volume permite-lhe mover-se com desembaraço em mato fechado ou em qualquer terreno de vegetação mais espessa, intransitáveis para cães de maior porte, como os cães de aponte. Dotado de um apuradíssimo olfato, costuma ficar sempre perto do caçador durante o exercício da atividade de caça, descobre a presa e a levanta, mantendo-se pronto para recuperar a caça abatida, mesmo a distâncias notáveis.

História da raça Cocker Spaniel Inglês

Os spaniels atuais - referimo-nos aos cães utilizados como recuperadores de caça - provêm diretamente das ilhas britânicas, mas descendem dos épagneuls que, levados a elas em tempos longínquos, sofreram importantes modificações através de seleções cuidadosas e complexas. Entre os mais conhecidos, está o Cocker Spaniel Inglês, cujo tipo moderno se originou em Gales e Denvonshire, diferenciando-se claramente do primitivo, que era parecido com o Springer atual.

Menções aos cães do tipo spaniel são encontrados na literatura há quase 500 anos. Antigamente, os spaniels ingleses foram divididos entre os que trabalhavam em terra e os que trabalhavam na água. A diferenciação entre esses cães, que levaram as raças, assim como as conhecemos hoje, não aconteceu até meados do século 19. Até quase o final desse século, o Cocker Spaniel Inglês e o Springer Inglês, por exemplo, apresentavam-se nas mostras em uma mesma classe, até que as duas raças foram separadas pelo Kennel Clube Britânico.

Temperamento da raça Cocker Spaniel Inglês

Trata-se de uma raça de natureza alegre, cheio de energia. O Cocker Spaniel Inglês é um caçador destemido, de temperamento meigo, equilibrado, afetuoso. É uma raça cheia de vida, agrdável, muito propício a vida em família. A raça combina inteligência, bondade e astúcia, o que o torna capaz até mesmo de adivinhar as instenções do dono. Apesar de dócil e essencialmente aamistoso, é ainda, considerado um bom guardião. Denuncia qualquer barulho suspeito e caso necessário, enfrenta o intruso com bravura.

Conhecido por seu caráter alegre, o Cocker Spaniel Inglês é inteligente e determinado, e apresenta uma grande capacidade de adaptação. Possui um excelente nível de socialização, mostrando-se capaz de se relacionar muito bem com as pessoas, crianças e outros animais de estimação. Considerado uma raça muito obediente, o Cocker Spaniel Inglês é bastante sensível, e não gosta de ser tratado de maneira áspera. Quando tratado e educado com tranqulidade e respeito, o cão desta raça deverá se mostrar um companheiro fiel e obediente, sem dúvida muito amoroso, evidenciando sua natureza alegre e positiva.

O Cocker Spaniel Inglês é um cão ativo, gosta de brincar e necessita de uma boa dose de exercício diariamente. É, sem dúvida, uma raça muito apegada à família e ao dono e não gosta de ficar sozinho. Prefere sempre estar em companhia de seus donos, e costuma criar um laço mais forte com um dos membros da família, em geral, aquele que o alimenta.

Descrição e Aparência da raça Cocker Spaniel Inglês

Alegre, robusto e esportivo, o Cocker Spaniel Inglês é um cachorro bem equilibrado, compacto, de tamanho médio. Apresenta um focinho quadrado, largo, com stop bem marcado e trufa suficientemente larga para favorecer a capacidade de faro.

Os olhos são grandes, cheios, mas não proeminentes, expressando inteligência e doçura. Apresentam coloração marrom ou marrom escura, porém no caso dos exemplares com pelagem de cor fígado, fígado ruão e fígado e branco, os olhos apresentam cor avelã escuro, sempre em harmonia com a cor da pelagem. As orelhas apresetnam forma lobular, de inserção baixa, na altura dos olhos, e é coberta com uma pelagem longa, lisa e sedosa. A cauda do Cocker Spaniel Inglês prolonga a linha dorsal, e tem porte brincalhão.

A pelagem da raça é lisa, de textura sedosa, nunca dura, aramada, nem ondulada. Não é excessivamente abundante, e apresenta franjas de comprimento suficiente nos membros anteriores, no corpo e acima dos jarretes. As cores admitidas para a raça Cocker Spaniel Inglês são muitas. Nos unicolores, o branco é aceito somente no peito.

O tamanho médio dos cães da raça Cocker Spaniel Inglês é de 39 a 41 cm para os machos e 38 a 39 cm para as fêmeas, medidos sempre a altura da cernelha. O peso fica entre os 12,5 e 14,5 kg.

 
 
  Ficha da Raça
Cocker Spaniel Inglês Raça

Cocker Spaniel Inglês

País de origem Grã-Bretanha
Nome original English Cocker Spaniel
Grupo 8 Cães Retrievers e Levantadores
Utilização Cão levantador de caça
Porte Médio
Necessidade de exercício diário Alta
Temperamento Alegre, Dócil, Afetuoso, Ativo
Adestrabilidade Alta
  + Raças
 

Cães de Porte Médio

Border Collie

Schnauzer Standard

Bulldog

Chow Chow

Basset Hound

Pastor Australiano

Retrievers e Cães D'Água

Labrador Retriever

Cocker Spaniel Inglês

Cocker Spaniel Americano

Cão D'Água Português

Springer Spaniel Inglês

 
  Saiba +
Padrão da Raça (FCI)
Padrão oficial internacional da raça Cocker Spaniel Inglês (CBKC / FCI) - Em português.
Padrão da Raça (AKC)
Padrão da raça Cocker Spaniel Inglês na versão do American Kennel Club (AKC) - Em inglês
C. S. Club of America
Site oficial do English Cocker Spaniel Club of America - Em inglês.
 
 
  Livros

VIEIRA, Márcio Infante. Cocker Spaniel Inglês, Companheiro Alegre e Brincalhão. Ed. Prata, Brasil, 1997.

LUCAS, Verônica. O Cocker Spaniel. Ed. Nobel, Brasil, 1994.



 
 


© 1997-2014 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.