Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
Adquira seu Filhote

Shiba


Shiba Inu

 
Shiba
Shiba

O Shiba é um pequeno cão de origem japonesa, o menor dos cães do tipo spitz provenientes do Japão. De temperamento fiel, alerta e agudo nos sentidos, a raça tem origem muito antiga. Supõe-se que seja proveniente da Ásia Meridional em épocas primitivas.

O seu nome, no antigo dialeto Nagano significa cão pequeno. Utilizado originalmente como cão de guarda, o Shiba também desempenhava funções na caça de pequenos animais. Provavelmente devido ao seu instinto de caçador, o Shiba pode se mostrar um pouco agressivo. É uma raça mais indicada para proprietários que não possuam outros cães de pequeno porte ou crianças pequenas em casa. No entanto, desde que os filhotes sejam adequadamente socializados, podem conviver em harmonia com toda a família.

De natureza independente, o cachorro da raça Shiba costuma ser exigente. É reservado com pessoas estranhas, mas mostra-se leal e afetuoso com aqueles que conquistam seu respeito. É um cachorro bem balanceado, de constituição sólida, de ação rápida, livre e bonita. De pequena estatura, é um cão bem formado, musculoso, enxuto, de aspecto rústico, porém elegante. A cabeça é considerada larga e o focinho é moderadamente espesso, com stop bem pronunciado. De focinho pontudo, nem muito grosso nem muito fino, apresenta um nariz de cor escura. Os olhos são pequenos, de formato triangular e cor marrom escuro.

A pelagem do Shiba é áspera e reta, com sub pelo macio e denso. A cor do Shiba pode ser o vermelho, preto e castanho (black and tan), sésamo, preto sésamo e vermelho sésamo. Os exemplares de qualquer cor acima descritas devem apresentar "Urajiro", que é a presença de pelos esbranquiçados nas laterais do focinho e nas bochechas, abaixo da mandíbula e do queixo, no peito e no estômago, na parte inferior da cauda e na parte interna das pernas.

De porte pequeno, a altura média dos exemplares machos da raça Shiba é de 40 cm, medidos sempre a altura da cernelha. As fêmeas medem em média 37 cm.

 
  Ficha da Raça
Shiba Raça

Shiba

País de origem Japão
Nome orginal Shiba
Grupo 5 Spitz e Cães do Tipo Primitivo
Utilização Cão de caça, cão de companhia
Porte Pequeno
Necessidade de exercício diário Média / Alta
Temperamento Alerta, fiel, companheiro
Adestrabilidade Média / Alta
  + Raças
 

Cães de Pequeno Porte

Beagle

Bichon Frisé

Lhasa Apso

Lulu da Pomerânia

Maltês

Dachshund

Yorkshire Terrier

Spitz e Cães de Tipo Primitivo

Akita Americano

Chow Chow

Husky Siberiano

Samoieda

Spitz Japonês

Spitz Alemão

+ Raças de Cães

 
  Saiba +
Padrão da Raça (FCI)
Padrão oficial internacional da raça Shiba (CBKC - FCI) - Em português.
 
 
  Livros

N/A

 
 


© 1997-2016 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.