No final do século 19, na Bélgica, a situação dos apresentava-se confusa. O país estava inundado de raças de cães pastores, de todo tipo e estatura e de origens incertas. Os cinófilos da época, no entanto, atuaram com decisão. Guiados por A. Reul, da Escola Veterinária de Curenghem, considerado o verdadeiro pioneiro e criador do Pastor Belga, conseguiram agrupar em poucas raças e variedades os cães que, mais que outros haviam conservado as características fundamentais e as qualidades necessárias para auxiliar ao homem com eficácia no exercício das tarefas de pastoreio. Assim, ao final do século, nascia o Pastor Belga e suas quatro diferentes variedades, o o o e o . Em 1892, foi redigido pelo Clube do Cão Pastor Belga o primeiro standard detalhado da raça, mas somente por volta de 1910, o tipo e o caráter do Pastor Belga, como é conhecido hoje, haviam sido fixados.
O Pastor Belga é um cachorro de porte médio, harmoniosamente proporcionado, inteligente, rústico, habituado à vida ao ar livre, feito para resistir às intempéries das diferentes estações do ano. É vigilante e atento, possui olhar, esperto e inquiridor, demonstrando a sua inteligência. É uma raça muito valente, de temperamento alegre e equilibrado.
Esta é uma raça que adora o trabalho, a família e principalmente a companhia do seu dono.
A raça Pastor Belga é dividida em quatro tipos de cães, que em muito se assemelham, porém o comprimento e a cor da pelagem, entre outras características, os distiguem: o o , o , e finalmente o . A principal característica da variedade mais popular, o Groenendael é a linda e longa pelagem negra, de aparência densa e abundante. A altura dos machos fica entre 60 e 66 cm, já as fêmeas medem de 56 a 62 cm.
Pastor Belga Groenendael
Por sua atrativa linha estética, a pelagem reluzente, longa, espessa e toda preta, o Pastor Belga Groenendael hoje pode competir com os melhores cães de luxo e de companhia. Com esta raça voltava a se sobressair as características comuns a muitos outros cães pastores: a inteligência, as qualidades físicas e intelectivas que difundiram a sua utilização desempenhando tarefas distintas da original. Este cão pastor, valente, vigilante, afetuoso revela-se excepcional cão de guarda, e tem sido empregado vantajosamente como auxiliar na ação policial. É sem dúvida, a mais difundida entre as variedades de pastores belgas. O nome, veio do lugar onde deu-se inicio a crição, o castelo de Groenendael, localizado ao sul de Bruxelas.
Pastor Belga Tervueren
O Pastor Belga Tervueren, que se difere do Groenendael por mostrar a cor loura encarvoada é considerado um cão mais robusto e muitos criadores o utilizam precisamente para reforçar o sangue da raça afim. Além disso, pode-se dizer que possui todas as características comuns aos demais pastores belgas. Como todas as outras variedades, o Tervueren é um cachorro de tamanho mediano, de estrutura quadrada e bem proporcionado.
Pastor Belga Malinois
Na região noroeste da Bélgica vive o Malinois, um cachorro considerado mais rústico em relação as outras três variedades, mas não grosseiro, robustíssimo, e por esta razão apto para os mais diversos trabalhos, relacionados ou não às tarefas de pastoreio.
A pelagem é densa, de boa textura, formando um sub pelo lanoso, com excelente cobertura protetora. Apresenta pelagem curta sobre o corpo e mais abundante na cauda e ao redor do pescoço.
A belíssima máscara escura que se forma ao redor dos olhos, orelhas e focinho é muito bem pronunciada, e característica do Pastor Belga Malinois.
Pastor Belga Laekenois
Com a pelgem longa e dura, de cor louro dourado, o Pastor Belga Laekenois toma seu nome do castelo real de Laeken, onde a rainha Maria Henriqueta costumava observar as tarefas desta raça, sua preferida e a qual favoreceu notavelmente. A principal característica do Pastor Belga Laekenois é a pelgem dura, áspera e eriçada. O comprimento do pelo é de 6 cm em todas as partes do corpo, sendo um pouco mais curto sobre o focinho, na testa e nas patas. Ao redor dos olhos, a pelagem não é tão desenvolvida a ponto de esconder a forma da cabeça. |