Este magnífico cão pastor reune todos os dotes particulares de um guardião de rebanhos. O Pastor Bergamasco é um cachorro forte, esforçado, leal, muito dócil com o dono, de aguda inteligência e de caráter extremamente protetor. Se os animais que lhe são confiados parecerem correr algum risco, não hesita em fazer valer toda a sua força e total desprezo pelo perigo.
História
Assim como tantas outras raças de cães mais antigas, a origem do Pastor Bergamasco é incerta. Embora cinófilos franceses sustentem a teoria que esta raça teria se originado do , ou Pastor de Brie, tudo permite afirmar que foi esta, na verdade, a origem do pastor francês. Se aceitarmos a hipótese sobre a origem oriental do grupo de cães pastores europeus e se considerarmos quais eram as vias de comunicação quando tiveram lugar as migrações para o ocidente das raças caninas orientais, não se explicaria como o antigo cão pstor asiático pode chegar à França antes do que na Itália, mais próxima geograficamente.
Um fato é, finalmente, indiscutível. O e o Pastor Bergamasco apresentam múltiplas analogias, e portanto não se pode supor que uma criação em grande escala, com os critérios apropriados, não dê, para o cão italiano, os resultados satisfatórios obtidos na França com o Briard.
Amplamente utilizados na região italiana onde se originou a raça, esses cães espalharam-se, ainda em tempos antigos, por toda a região dos Alpes italianos e por onde quer que houvesse uma criação de ovinos mais desenvolvida.
Descrição da Pastor Bergamasco
Apesar do seu tamanho ser na aparência a de um cão grande, o Pastor Bergamasco é descrito pelo standard oficial como um cachorro de tamanho médio e de aparência rústica. Sua típica e distinta pelagem de cobertura é abundante em todas as partes do corpo e, talvez, seja esta a característica mais marcante da raça.
Este apresenta uma cabeça considerada grande, com crânio largo e ligeiramente convexo entre as orelhas. O focinho é reto, plano, de aspecto quadrado, não pontudo, com stop pronunciado mas bem ajustado. Os olhos são grandes, de cor escura, normalmente de acordo com a tonalidade castanha da pelgem. As orelhas, de inserção alta e base larga, tem as pontas levemente arredondadas, são semi-caídas, ou seja, apresentam os últimos dois terços do lóbulo caídos, e levantam levemente em sua base quando o cão está em atenção. A cauda desses cães é espessa, forte na raiz e vai afinando em direção à extremidade.
A pelagem é uma característica que distingue o Pastor Bergamasco de qualquer outra raça. Muito abundante em todo o corpo, a pelagem desses cães é áspera (descrita pelo standard como pelagem de cabra), em especial na parte da frente do corpo. A pelagem tende a formar cordões, desde o meio do peito até a parte traseira do corpo. A cor da pelagem é o cinza-sólido com manchas acinzentadas, em todas as tonalidades possíveis, desde o cinza mais suave até tons mais claros de cinza para preto. Tonalidades fulvo-claro e Isabela (areia, ou castanho-diluído) também são permitidas, assim como uma capa preta de tonalidade opaca.
A altura considerada ideal para os cães da raça Pastor Bergamasco é de 60 cm para os machos, medidos sempre à altura da cernelha. Os exemplares fêmeas apresentam a altura de 56 cm, considerando uma tolerância de 2 cm para mais ou para menos em ambos os sexos. As fêmeas também são um pouco mais leves, pesando cerca de 26 a 32 kg, enquanto os machos pesam de 32 a 38 kg.
Temperamento da Raça Pastor Bergamasco
Conforme mencionado mais acima, o Pastor Bergamasco é um típico cão pastor no que diz respeito também ao comportamento, ou seja, apresenta um temperamento equilibrado, protetor e muito focado no seu trabalho. A função desses cães em campo é a de proteger o rebanho, atribuição que faz deles excelentes cães de guarda. Apresenta um caráter balanceado, sem nenhuma agressividade em relação aos familiares e demonstram grande predisposição à apredizagem. Determinado, inteligente e muito apegado ao dono, este é um cachorro considerado gentil, sensível e muito paciente, o que o torna um maravilhoso companheiro, especialmente capaz de desenvolver uma estreita relação com seus familiares.
Acostumado a conviver com o rebanho e com outros cães, o Pastor Bergamasco é frequentemente descrito como um cão de fácil convívio com outros cães. Costuma aceitar bem a presença de seus semelhantes, assim como outros animais de estimação. |