Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
Adquira seu Filhote

Affenpinscher


Zwergaffenpinscher

 
Affenpinscher

Affenpinscher

Os cães da raça Affenpinscher são descritos como cães de família, fiéis aos donos, vigilantes e às vezes impacientes. Trata-se na verdade de um pequeno e gracioso cão de pelo duro, vivaz, ativo e com uma expressão frequentemente relacionada à fisionomia de um macaco.

História da raça Affenpinscher

É difícil estabelecer como e quando originou-se o primeiro exemplar típico. A primeira aparição de um Affenpinscher em uma exposição canina foi no ano de 1879. As origens da raça, assim como a de tantas outras é também incerta. Alguns acreditam que trata-se de uma miniaturaização da raça Schnauzer Miniatura, enquanto outros, ao contrário, inclinam-se a aparentá-lo com o Griffon Belga. Há ainda os que sustentam que foi o Affenpinscher que, na verdade, teria dado origem aos griffons. De acordo com as informações fornecidas no standard da raça, no entanto, o Affenpinscher teria se originado dos pinschers alemães de pelo duro.

De qualquer modo, a origem da raça é de fato alemã e esses cães tornaram-se muito populares já no século 19. Em seu país de origem, é conhecido também como Zwergaffenpinscher (onde zwerg = anão e affe = macaco). Enquanto o nome alemão faz referência a um "macaco-anão", na França a raça é conhecida como diablotin moustachu, ou "diabinho bigodudo", nome pitoresco e igualmente apropriado. A raça foi utilizada inicialmente como caçador de grandes roedores e cão de companhia na região sul da Alemanha.

Aparência e descrição da raça Affenpinscher

O Affenpinscher é um cão de pelo duro, gracioso, de tamanho pequeno e compacto. A cabeça deste pequeno cão tem formato arredondado, o stop é claramente definido, com fuçinho curto e reto, trufa redonda, cheia e preta. A mandíbula prognata, característica da raça é ligeiramente curavada para cima.

Os olhos do Affenpinscher são arredondados, cheios, de cor escura. As orelhas são inseridas altas, portadas planas, viradas para frente em fora de "V". Quando eretas, as orelhas são visivelmente pequenas, erguidas e portadas verticalmente. A cauda deste pequeno e gracioso cachorro é portada naturalmente, em foram de sabre ou foice.

Com a pele bem aderente ao corpo do cão, a pelagem apresenta-se bem densa e áspera. Tipicamente, a cabeça é adornada por sobrancelhas espessas e por pelos em forma de coroa ao redor dos olhos. A raça apresenta uma típica e expressiva barba, topete e pelos nas bochechas. Se comparada com os pelos do corpo, a pelagem da cabeça é mais dura, espalhada e reta, o que contribui para a característica expressão de macaco.

De acordo com o standard oficial da raça Affenpinscher, esses cães apresentam porte pequeno, variando entre 25 e 30 cm de tamanho, tanto para os machos quanto para as fêmeas, medidos sempre a altura da cernelha. O peso fica entre 4 e 6 kg, também para ambos os sexos.

Temperamento da raça Affenpinscher

Esta é uma raça de cachorro descrita como persistente. Estes cães estão sempre alertas, são considerado excelentes guardas, apesar de seu pequeno tamanho e são afetuosos ao extremo. É um cão amigável, fiel, às vezes impaciente, porém é descrito no standard da raça como um "cão de família em todos os aspectos". Apesar de ativo e por vezes impaciente, é considerado um cão calmo e obediente, brincalhão, muito inteligente e facilmente adaptável à vida em ambiente menores, como apartamentos ou casas sem quintal.

Apesar de pequeno, o Affenpinscher é um cão que precisa de estímulos físicos e mentais regularmente. Os cães que vivem em ambientes menores, precisam ainda mais da presença de seus donos durante as brincanderias. Esses cãezinhos não gostam e não devem viver sozinhos e são mais adequados para famílias que estejam mais presentes. Não é a raça mais indicada para pessoas que passam o dia todo fora de casa. Aulas de adestramento básico e passeios regulares também são indicados para esse pequeno e gracioso cãozinho.

O cão da raça Affenpinscher é muito sensível e atento em relação a tudo que acontece ao seu redor. Está sempre a procura de seus donos e, extremamente vigilante, não deixa escapar nenhum pequeno ruído sem demonstrar a sua atenção a todos os movimentos. É considerado um cão territorialista, vigilante, bom guarda, capaz de manter qualquer intruso distante, talvez em decorrência de suas atividades antigas de caçador de grandes roedores na Europa, lá pelo século 19.

 
  Ficha da Raça
Affenpinscher Raça

Affenpinscher

País de origem Alemanha
Nome orginal Affenpinscher
Grupo 2 Pinschers e Schnauzers
Utilização Cão de guarda e companhia
Porte Pequeno
Necessidade de exercício diário Média
Temperamento Alerta, doce, apegado ao dono
Adestrabilidade Alta
  + Raças
 

Cães de Pequeno Porte

Beagle

Bichon Frisé

Lhasa Apso

Lulu da Pomerânia

Maltês

Dachshund

Yorkshire Terrier

Cães de Guarda e Trabalho

Boxer

Dobermann

Mastiff

Mastim Tibetano

Rottweiler

Shar Pei

+ Raças de Cães

 
  Saiba +
Padrão da Raça (FCI)
Standard da raça Affenpinscher (CBKC / FCI) - Em português.
Padrão da Raça (AKC)
Standard da raça Affenpinscher (versão AKC) - Em inglês.
 
  Livros


N/A


 


© 1997-2016 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.