Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
Adquira seu Filhote

Terrier Tibetano


Tibetan Terrier

 
Terrier Tibetano
Terrier Tibetano

O Terrier Tibetano é uma raça originária do Tibete. Apesar do nome, este cachorro não faz parte do grupo dos terriers. A raça recebeu este nome de viajantes europeus que ao conhecê-la, identificaram grande semelhança com os cães terriers.

Considerado um maravilhoso cão de companhia, o Terrier Tibetano é um cachorro resistente, de porte médio e silhueta geralmente quadrada. É uma raça alegre, de boa natureza, leal, com maneiras muito cativantes. Extrovertido, o Terrier Tibetano é um cachorro inteligente, alerta e brincalhão. Não é violento, nem bringuento, entretanto não demonstra muita afeição por pessoas estranhas.

O focinho é preto, os olhos e as pálpebras são escuras. O stop é marcado em frente aos olhos, sem ser exagerado, bem recoberto por pelos longos, que caem à frente do rosto. A raça apresenta uma pequena barba, que não deve ser exagerada. O corpo é bem musculoso e compacto. A cauda é de inserção alta, bem franjeada.

Uma das características do Terrier Tibetano são os pés chatos e largos, com pelos entre os dedos. Por esse motivo, é uma raça que está apta a andar em regiões montanhosas e caminhar na neve.

A pelagem do Terrier Tibetano tem um longo ciclo de crescimento, e como resultado necessita de tosa regular. A pelagem é dupla, com um sub-pelo lanoso, o que permite a raça suportar temperaturas muito baixas durante o inverno. A pelagem de cobertura é fina, lisa ou ondulada, nunca encaracolada. Não é tão longa ao ponto de tocar o chão, como é típico em outras raças de cães como o Lhasa Apso ou ainda o Maltês. Todas as cores são permitidas, incluindo branco, dourado, creme, cinza ou fumaça, preta, particolor ou tricolor, exceto as cores fígado e chocolate. O ouro é o mais raro.

O Terrier Tibetano pode variar amplamente em altura e peso. O tamanho dos exemplares da raça varia entre 36 e 41 cm, medidos sempre a altura da cernelha.

 
  Ficha da Raça
Terrier Tibetano Raça

Terrier Tibetano

País de origem / Patrono Tibete / Grã-Bretanha
Nome orginal Tibetan Terrier
Grupo 9 Cães de Companhia
Utilização Tração, Companhia
Porte Pequeno a Médio
Necessidade de exercício diário Média a Alta
Temperamento Fiel, Ativo, Inteligente
Adestrabilidade Média
  + Raças
 

Cães de Pequeno Porte

Beagle

Bichon Frisé

Lhasa Apso

Lulu da Pomerânia

Maltês

Dachshund

Yorkshire Terrier

Cães de Companhia

Buldogue Francês

Chihuahua

Pequinês

Pug

Poodle

Griffon de Bruxelas

+ Raças de Cães

 
  Saiba +
Padrão da Raça (FCI)
Padrão oficial internacional da raça Terrier Tibetano (CBKC - FCI) - Em português
Padrão da Raça (AKC)
Padrão do Terrier Tibetano na versão do American Kennel Club (AKC) - Em inglês
 
  Livros


N/A

 
 


© 1997-2017 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.