Bichon Havanês - O Havanês é uma das variedades de cães da família canina Bichon, os quais provavelmente se originaram na área mediterrânea em tempos pré-cristãos. Todos os bichons são descendentes da mesma linha de sangue que produziu o barbet, ou spaniel d'água; o poodle; o cão d'água português; entre outros.
A família canina Bichon consiste em várias raças distintas, inclusive o Bichon Havanês. Em ordem de popularidade da família Bichon nos EUA, estão estas raças: , , Havanês, Lowchen (pequeno cão leão), e o Bolonhês.
Durante os dias do império espanhol, os capitães de mar transportaram Bichons para Cuba, os quais usaram como presentes para as mulheres da sociedade e com isto puderam manter lucrativas transações comerciais. Daí nasceu a lenda de uma raça original de Havana, capital de Cuba. Uma vez em Cuba, o Bichon Havanês (habaneros em espanhol) passou a viver exclusivamente nas mansões da mais alta classe social. Os havaneses não eram comercialmente vendidos mas às vezes eram oferecido como um precioso presente para um amigo ou alguém que tinha executado um valioso serviço.
O Bichon Havanês, através de "contrabando", achou seu caminho para Europa onde ficou muito popular e foi reconhecido pelo European Kennel Club. Era conhecido na Inglaterra como o "cubano" branco. São conhecidas três famílias, que se acredita, podem ter deixado Cuba com o Bichon Havanês durante o tumulto político dos anos cinqüenta. É reconhecido que naquele tempo não poderia ter havido muitos destes cachorros mantidos por qualquer um. Estas três famílias exiladas trabalharam sozinhas na Flórida e na Costa Rica durante uma década para preservar a raça.
Atualmente, já existem cerca de 4.000 bichons havaneses registrados nos Estados Unidos e estima-se existirem em torno de 6.000 em todo o mundo. O Bichon Havanês está retornando à sua terra natal através de um projeto coordenado pelo "The Bichon Habanero Clube" , que está trabalhando numa ação com aproximadamente quinze cachorros e supervisionando o programa de procriação de perto. No Brasil, o primeiro Bichon Havanês chegou no dia 17 de agosto de 1997, vindo da cidade de Doetinchem, na Holanda e importada pelo Star Company Kennel. Este primeiro exemplar a ser registrado no Brasil é uma fêmea de cor creme, chamada "A Maiden Effort's Oh-Delaylah".
De pequeno porte, os cães da raça Bichon Havanês apresentam de 23 a 27 cm, medidos sempre a altura da cernelha. De acordo com o standard internacional da raça, há uma tolerância de 2 cm para mais, ou para menos. |