O Husky Siberiano é um cão de porte médio, de extrema agilidade e muito vigoroso. A raça é originária da Sibéria, mais precisamente da região situada entre o rio Kolyma e o estreito de Bering. Pertencente ao grupo dos , o Husky Siberiano é essencialmente um cão de trabalho, utilizado como cão de tração e de trenó.
Levado pela primeira vez ao Alaska no início do século 20, a raça se impôs por sua notável habilidade e extraoridinária resistência. Desde então, o Husky Siberiano tornou-se muito popular na América, em especial nos Estados Unidos e no Canadá.
Apesar de sua origem, o Husky Siberiano é uma raça de cachorro reconhecida oficialmente como sendo de criação norte americana.
O Husky Siberiano é um cachorro de porte médio, rápido e ligeiro, de movimento fluente e gracioso. Seu andar característico é suave, não aparentando esforço algum. Sua performance original, no arreio de trenó é muito eficiente, está apto a cruzar grandes distâncias, podendo transportar cargas leves a uma velocidade moderada.
Capaz de suportar temperaturas baixíssimas, o Husky Siberiano possui uma pelagem densa e comprida, formada por duas camadas de pelo, com subpelo sedoso, espesso e um pouco lanoso. O pelo externo é igualmente sedoso e suave. Apresenta-se em todas as cores, inclusive o branco.
A altura dos cães machos varia de 53,5 à 60 cm. Já as fêmeas podem ter entre 50,5 à 56 cm, medidos sempre à altura da cernelha. O peso varia de 16 à 28 kg. |