Apesar de popular em sua região de origem, o Rhodesian Ridgeback continua sendo uma raça pouco difundida no resto do mundo. Com grande aptidão às ativades de caça, a raça era utilizada no cerco aos leões, trabalho que realizavam até a chegada do caçador.
O aspecto do Rhodesian Ridgeback é o de um cão forte, musculoso, vivaz, resistente e rápido.
A particularidade desta raça é a "crista" na garupa, formada por pelo que cresce em direção oposta ao resto da pelagem.
A crista é distintiva da raça Rhodesian Ridgeback, e deve se mostrar bem delineada, simétrica; deve começar imediatamente atrás do ombro e continuar até o ponto de proeminência dos quadris.
Os olhos do Rhodesian Ridgeback são redondos, brilhantes, em harmonia com a cor da pelagem. As orelhas tem tamanho médio, afinando nas pontas, que são ligeiramente arredondadas. Outra particularidade desta raça é a cauda, que é robusta na raiz, e vai afinando-se até a ponta.
A pelagem da raça Rhodesian Ridgeback é curta, espessa, de aspecto liso e brilhante, sem ser lanosa ou sedosa. A cor da pelagem é trigo, variando desde trigo claro até o trigo avermelhado. Um pouco de branco no peito e nos dedos é admitido.
De grande porte, a altura dos cães machos da raça Rhodesian Ridgeback varia de 63 cm a 69 cm, sendo que as fêmeas tem, em média, de 61 cm a 66 cm, sempre medidos na altura da cernelha. O peso ideal para os machos é de 36,5 kg, enquanto as fêmeas devem pesar 32 kg. |